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Ensino

Estudantes de Direito da URI fazem viagem de estudos com foco em sustentabilidade e inovação

Iniciativa tem como objetivo promover vivências práticas em temas como sustentabilidade, conservação ambiental e inovação tecnológica

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Viagem de estudos vem sendo feita há 16 anos pelo Curso de Direito
Por Assessoria
Foto Ascom

Acadêmicos do 6º e 10º semestres do Curso de Direito da URI participaram de uma viagem de estudos a Foz do Iguaçu, Paraná. A iniciativa fez parte de um projeto de educação ambiental que completa 16 anos e tem como objetivo promover vivências práticas em temas essenciais como sustentabilidade, conservação ambiental e inovação tecnológica, reforçando o compromisso do Curso com a formação integral de seus alunos. 

Acompanhados pelo Coordenador do Curso, Professor José Plínio Rigotti e pela Professora titular da disciplina de Direito Ambiental, Vera Maria Calegari Detoni, os acadêmicos participaram de atividades que aliaram teoria e prática. Com isso, a experiência proporcionou um aprendizado técnico e também reflexões sobre questões relevantes para o Direito e a sociedade. 

Na viagem de estudos, o grupo participou de uma visita à Usina Hidrelétrica de Itaipu, proporcionando aos alunos experiência para aprofundar discussões sobre a responsabilidade socioambiental de grandes empreendimentos e a importância do Direito na regulação e fiscalização dessas iniciativas.

Outra etapa da viagem foi a visita ao Parque Nacional do Iguaçu, um dos patrimônios naturais da humanidade, reconhecido mundialmente pelas deslumbrantes Cataratas. 

O grupo visitou, ainda, o Parque das Aves, uma instituição de referência na recuperação e manejo de aves nativas e exóticas. A experiência reforçou a importância da legislação ambiental na promoção da sustentabilidade e na preservação dos ecossistemas, evidenciando a conexão entre Direito, biodiversidade e equilíbrio ecológico. 

A viagem destacou, igualmente, a relevância de conectar os conteúdos acadêmicos às práticas sociais e ambientais. Para o Coordenador do Curso, José Plínio Rigotti, a iniciativa demonstrou mais uma vez como o Direito pode dialogar com questões interdisciplinares, formando, assim, profissionais mais conscientes e preparados para os desafios da contemporaneidade.

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