No Colégio Marista Medianeira, a Formação Integral dos estudantes faz parte da missão de evangelizar através da educação. E para formar um ser humano em sua integralidade, é preciso colocá-lo em contato com o mundo, através de vivências, trocas e desafios, preparando-o para a vida além da escola. Uma das formas de conduzir esse processo é possibilitar aos estudantes a participação em Olimpíadas do Conhecimento, Eventos e Avaliações Externas, a fim de que tenham experiências que possam contribuir com o seu futuro e com a construção de conhecimentos, habilidades e competências.
Nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, a realização de concursos e olimpíadas matemáticas para crianças desempenha um papel fundamental no desenvolvimento cognitivo, estimulando o raciocínio lógico, a criatividade e a capacidade de resolver problemas de forma inovadora. Essas competições não apenas incentivam o interesse pela matemática desde cedo, mas também promovem a autoconfiança e a persistência, habilidades essenciais para enfrentar desafios acadêmicos e pessoais. Além disso, ao participarem de eventos como esses, as crianças têm a oportunidade de interagir com colegas que compartilham interesses semelhantes, criando um ambiente de aprendizado colaborativo e motivador. Portanto, concursos e olimpíadas matemáticas são ferramentas valiosas para despertar o potencial intelectual das crianças e prepará-las para um futuro cada vez mais baseado em competências analíticas e críticas.
Nos Anos Finais do Ensino Fundamental, as Olimpíadas do Conhecimento são focadas no desenvolvimento de habilidades essenciais, como raciocínio lógico, resolução de problemas e capacidade de trabalhar em equipe. Essas competições têm como principal objetivo desafiar os estudantes, estimulando o aprendizado e contribuindo para o crescimento acadêmico. O envolvimento nas olimpíadas nesta fase permite que os alunos explorem suas áreas de interesse e fortaleçam sua base de conhecimento.
Já no Ensino Médio, a participação nas Olimpíadas assume um papel ainda mais estratégico, pois, além de todos os benefícios de desenvolvimento de habilidades, como o pensamento crítico e a criatividade, ela se torna uma porta de entrada para universidades e cursos de Ensino Superior. As conquistas em competições acadêmicas, muitas vezes, podem ser diferenciais em processos seletivos, ampliando as possibilidades de acesso a instituições de ensino superior e, consequentemente, abrindo portas.
“A participação nas Olimpíadas do Conhecimento é importante e enriquecedora na trajetória escolar dos estudantes. Esse movimento não só incentiva a ampliação do conhecimento, mas também promove o engajamento dos alunos, proporcionando vivências desafiadoras. Ao se envolverem em diferentes competições, os estudantes têm a chance de expandir suas habilidades, além de desenvolverem disciplina, trabalho em equipe e perseverança. Além disso, os resultados conquistados nas olimpíadas podem abrir portas para o ingresso em universidades, criando oportunidades acadêmicas. Esse incentivo é fundamental para motivar os alunos a se dedicarem ao máximo e a se superarem constantemente. Enquanto Colégio, temos o compromisso de oferecer oportunidades para a participação em olimpíadas em todas as áreas do conhecimento, sempre respeitando as afinidades e os interesses individuais de cada estudante. E é claro, temos muito orgulho dos resultados dos nossos alunos”, destacou a Coordenadora Pedagógica dos Anos Finais e Ensino Médio do Colégio, Gabriela Kubiak.
No ano de 2024, os estudantes do Marista Medianeira participaram de 11 Olimpíadas do Conhecimento, conquistando 128 medalhas, entre ouro, prata, bronze e honra ao mérito. Foram elas: OBCT- Olimpíada Brasileira de Inovação, Ciência e Tecnologia; OBS- Olimpíada Brasileira do Saber; OBA- Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica; CANGURU- Concurso de Matemática; OBR- Olimpíada Brasileira de Robótica; ONHB- Olimpíada Nacional em História do Brasil; OP- Olimpíada de Português; OBG- Olimpíada Brasileira de Geografia; OBMF- Olimpíada Brasileira de Matemática Financeira; OBMEP- Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas; OBF- Olimpíada Brasileira de Física.
Para o ex-aluno do Colégio, Pedro Augusto Lemos Gonçalves, que ingressou na Universidade Estadual de São Paulo - UNESP - Câmpus de Sorocaba, em 2º Lugar no Curso de Engenharia de Controle e Automação, em 2025, através dos seus resultados em Olimpíadas do Conhecimento, ter a oportunidade de fazer parte desses processos é algo muito importante. “Eu participei de diversas olimpíadas, como a OBA, OBMEP, OBS e LARC, e essas competições foram fundamentais na minha trajetória, proporcionando desafios que mudaram a forma de buscar conhecimento, sendo uma maneira diferente, de aplicar o que é ensinado em sala de aula, ajudando no desenvolvimento de diversas competências. Além disso, a participação em olimpíadas acadêmicas resultou em uma conquista significativa para mim, a obtenção de uma vaga na UNESP por meio de uma medalha olímpica, um reconhecimento que reforça a importância dessas experiências na minha formação acadêmica e profissional, durante o período de aprendizado escolar”, concluiu.