Na última sexta-feira (7), ocorreu o segundo encontro presencial dos educadores envolvidos no "Compromisso Nacional Criança Alfabetizada" (CNCA) e no Programa Alfabetiza Tchê. O evento, realizado na URI Campus Erechim, reuniu profissionais da educação de 41 municípios atendidos pela 15ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), com o objetivo de alinhar as ações dos programas voltados para o fortalecimento da alfabetização infantil na região.
Entre os municípios participantes, 31 fazem parte da Associação dos Municípios do Alto Uruguai (AMAU) e 10 pertencem à Associação dos Municípios do Nordeste Rio-Grandense (AMUNOR). Durante o encontro, os articuladores municipais do CNCA e os coordenadores do projeto Alfabetiza Tchê, que atuam no sistema municipal de ensino, trocaram experiências e estratégias para melhorar a qualidade da educação nas escolas públicas (municipais e estaduais) de suas respectivas cidades.
A abertura do evento contou com a presença da coordenadora regional de educação, Juliane Bonez, que falou sobre a importância dos programas de alfabetização para o desenvolvimento educacional do Rio Grande do Sul. "É preciso caminharmos juntos nesse processo, seja no âmbito municipal ou estadual, pois a nossa união faz a diferença nas ações educacionais das nossas crianças e da nossa sociedade", afirmou Juliane Bonez.
A mediação do encontro foi realizada pelas articuladoras regionais do CNCA, Camila Zin, da Secretaria de Educação do RS e da 15ª CRE, e Luciana de Oliveira, servidora da Secretaria de Educação de Erechim e representante da União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime).