21°C
Erechim,RS
Previsão completa
0°C
Erechim,RS
Previsão completa

Publicidade

Erechim

Diocese de Erexim participa de reunião preparatória da 2ª Romaria de Bispos, Padres e Seminaristas do RS

Encontro aconteceu em São Domingos do Sul e destacou o legado do Venerável Monsenhor João Benvegnú

teste
Entre os participantes, estiveram presentes importantes nomes da Diocese de Erexim
O legado espiritual e pastoral de Monsenhor João inspira a organização da romaria
Por Redação
Foto Divulgação

Representantes da Igreja Católica se reuniram na sede paroquial de São Domingos do Sul, da Arquidiocese de Passo Fundo, na quarta-feira, 2, para organizar a 2ª Romaria de Bispos, Padres e Seminaristas do Rio Grande do Sul. O evento será realizado no dia 8 de setembro deste ano, dentro das comemorações do Ano Jubilar "Peregrinos da Esperança", promovido pelo Regional Sul 3 da CNBB.

Entre os participantes, estiveram presentes importantes nomes da Diocese de Erexim, como Dom Adimir Antonio Mazali, bispo diocesano e referencial da Comissão Regional de Presbíteros, e o padre Dirceu Balestrin. Ambos integram a comissão responsável pela organização da romaria, reforçando a significativa participação da diocese no processo de preparação do evento.

A escolha de São Domingos do Sul como local da romaria tem forte valor simbólico: foi ali que o Venerável Monsenhor João Benvegnú exerceu seu ministério sacerdotal por mais de 50 anos, até sua morte em 1986. Em 2011, ele foi declarado "Venerável" pelo Papa Francisco, reconhecimento dado a pessoas que viveram as virtudes cristãs em grau heroico. O processo de beatificação está em andamento.

O legado espiritual e pastoral de Monsenhor João inspira a organização da romaria, que pretende celebrar sua memória e reforçar o compromisso vocacional do clero gaúcho. Além disso, um documentário sobre sua vida, produzido pelo cineasta Emiliano Ruchel, será lançado na véspera da romaria, em 7 de setembro, em frente ao palco do evento. Com duração prevista entre 70 e 80 minutos, o filme também será disponibilizado em plataformas digitais.

A reunião contou ainda com a presença de Dom Rodolfo Weber, arcebispo de Passo Fundo; Pe. Eberson Fontana, também da Arquidiocese, coordenador da Comissão Regional de Presbíteros; Pe. Dalci Debastiani, pároco local e postulador da causa de beatificação de Mons. João; além de outros presbíteros, religiosos e leigos engajados na preparação do evento.

A Romaria de setembro promete ser um momento de fé e unidade, uma homenagem à vida e à obra de um dos grandes nomes da Igreja no Rio Grande do Sul.

Leia também

Publicidade

Publicidade

Blog dos Colunistas