21°C
Erechim,RS
Previsão completa
0°C
Erechim,RS
Previsão completa

Publicidade

Ensino

Projeto Semear: entre o sonho e a realidade, os caminhos possíveis

A iniciativa é conduzida por servidores públicos da Polícia Penal, lotados no Presídio Estadual de Erechim (PEERE), e atinge em torno de mil alunos da rede pública estadual

teste
O projeto “Semear – Cultivando Cidadania, Justiça e Consciência Social”, atinge mil alunos da rede p
1.jpeg
2.jpeg
3.jpeg
4.jpeg
5.jpeg
6.jpeg
7.jpeg
8.jpeg
9
10
Por Rodrigo Finardi
Foto Divulgação

O projeto “Semear – Cultivando Cidadania, Justiça e Consciência Social” é daquelas ações que merecem a atenção da comunidade, pela sua essência e pela doação das pessoas que o tornam realidade. Trata-se de um projeto que atinge em torno de mil alunos (6º ao 9º ano do ensino fundamental e 1º ao 3º ano do ensino médio) das escolas da rede pública estadual.

Compartilhando trajetórias pessoais e profissionais

O que torna o Projeto Semear tão especial é o seu caráter humano e transformador. A iniciativa é conduzida por servidores públicos da Polícia Penal, lotados no Presídio Estadual de Erechim (PEERE), que, de forma voluntária e em seus horários de folga, dedicam-se a visitar escolas e dialogar com os estudantes. De maneira acessível e envolvente, compartilham suas trajetórias pessoais e profissionais, promovendo valores como responsabilidade, empatia e respeito. As conversas abordam temas sensíveis e urgentes, como violência doméstica, bullying, uso de drogas, racismo, conflitos familiares e desafios da adolescência, sempre com foco no fortalecimento do desenvolvimento humano. A proposta é mostrar que, apesar das adversidades, é possível fazer boas escolhas, transformar realidades e trilhar caminhos de cidadania e esperança.

Transformação social começa pela base

Para Rafael Nass, diretor geral do PEERE, o Semear nasce da convicção de que a transformação social começa pela base. Ele acredita que a prevenção primária — por meio da informação, do diálogo e da conscientização — é uma das ferramentas mais poderosas para romper ciclos de violência e construir comunidades mais seguras e solidárias. “Acreditamos que, ao levar conhecimento e escuta às escolas, contribuímos para fortalecer laços sociais, promover justiça e abrir caminhos para um futuro mais digno para todos”, destaca.

Criar pontes entre realidades muitas vezes distantes

Matheus Carvalho, diretor administrativo do PEERE, o projeto nasceu do desejo genuíno de aproximar um pouco da realidade vivida há 10 anos como policial penal aos jovens. “Queríamos mais do que informar — queríamos tocar, transformar, semear esperança”, afirma. A proposta é criar pontes entre realidades muitas vezes distantes, levando às escolas públicas estaduais momentos de escuta, reflexão e aprendizado. Através do diálogo aberto e acolhedor, o projeto busca sensibilizar os estudantes sobre temas essenciais à construção de uma sociedade mais justa, consciente e solidária. Questões como violência, criminalidade, desigualdade e a importância das políticas públicas de prevenção são abordadas com profundidade e empatia, sempre com o olhar voltado ao fortalecimento da cidadania e ao despertar de novos horizontes”, pontua.

Projeto concorre ao 22º Prêmio Innovare

Reconhecido pelo seu impacto social e potencial transformador, o Projeto Semear está concorrendo ao 22º Prêmio Innovare, que tem como missão identificar e disseminar práticas inovadoras dentro do sistema de justiça brasileiro. A premiação valoriza iniciativas que promovem mudanças concretas e significativas, especialmente aquelas voltadas à cidadania, à prevenção e à construção de uma justiça mais próxima das pessoas.

Semente de um futuro mais consciente, justo e humano

Com o tema “Do sonho à realidade: os caminhos possíveis”, o projeto vem inspirando estudantes a refletirem sobre suas escolhas e potenciais. Seus idealizadores agora sonham mais alto: pretendem ampliar o alcance das ações, levando a experiência do Semear aos municípios da região da AMAU e plantando, em cada nova escola, a semente de um futuro mais consciente, justo e humano.

 

 

Leia também

Publicidade

Publicidade

Blog dos Colunistas