21°C
Erechim,RS
Previsão completa
0°C
Erechim,RS
Previsão completa

Publicidade

Ensino

Estudantes do Ensino Médio vivenciam aprendizados marcantes em viagem a Foz do Iguaçu

Atividade interdisciplinar uniu turismo, cultura e conhecimento fora da sala de aula

teste
A experiência foi enriquecedora não apenas do ponto de vista pedagógico, mas também pessoal, promove
Por Assessoria
Foto Divulgação

Entre os dias 7 e 9 de abril, 60 alunos dos primeiros anos do Ensino Médio da Escola Básica da URI participaram de mais uma edição da tradicional Viagem de Estudos a Foz do Iguaçu (PR). A atividade faz parte do Projeto de Atividades Interdisciplinares, que integra as disciplinas de Redação, Física, Química, Biologia e Português.

Acompanhados pelos professores Carlos Alberto Stakonski, Isabel Rorig Saviscki, Gabriele Gaik Reik e pela psicopedagoga Rejane Carbonari Paludo, os estudantes exploraram diversos pontos turísticos, culturais e científicos da região, unindo teoria e prática em uma experiência única de aprendizagem.

Durante a viagem, os alunos visitaram locais emblemáticos como as Cataratas do Iguaçu, a Usina Hidrelétrica de Itaipu, o Museu de Cera, a Mesquita Muçulmana, o Templo Budista, o Marco das Três Fronteiras e o Parque das Aves.

A aluna Laura Moratelli relatou com entusiasmo a vivência:

“É difícil decidir o que foi mais legal. Amei absolutamente tudo! A vista nas Cataratas era diferente de tudo que eu já tinha visto! O Parque das Aves foi uma experiência incrível de contato direto com várias aves e diferentes animais! No Marco das Três Fronteiras, conhecer sobre os enormes rios que separam os três países foi interessante. O Museu de Cera é impressionante, muito realista. À noite, no Rafain, foi absolutamente perfeito! O show, as coreografias, a comida e a companhia. Tudo estava bom! Entender sobre a transformação da energia hidrelétrica e sobre o território da Usina de Foz... Além do Templo Budista e da Mesquita, lugares acolhedores onde se vivencia as diferenças entre religiões e suas respectivas culturas."

A experiência foi enriquecedora não apenas do ponto de vista pedagógico, mas também pessoal, promovendo momentos de convivência, descobertas e reflexões. Como desdobramento da viagem, os alunos estão produzindo um jornal temático, no qual abordarão aspectos como economia, cultura, geografia, sociedade e lazer, baseados nas observações e vivências da excursão.

Sem dúvida, uma jornada que ficará registrada na memória de todos os envolvidos.

Leia também

Publicidade

Publicidade

Blog dos Colunistas