21°C
Erechim,RS
Previsão completa
0°C
Erechim,RS
Previsão completa

Publicidade

Ensino

Curso de Nutrição EaD desenvolve Projeto Integrador com foco em Educação Alimentar e Nutricional

Acadêmicos aplicam teoria na prática com projetos voltados à saúde, bem-estar e conscientização alimentar em diferentes contextos sociais

teste
Jonatan de Albuquerque e Tamiris Vicentini trataram do poder dos alimentos.jpg
Por Assessoria
Foto Divulgação

Acadêmicos do Curso de Nutrição EaD da URI desenvolveram, de forma presencial, o Projeto Integrador III, tendo como temática central a Educação Alimentar e Nutricional (EAN). As ações foram realizadas em diferentes locais e com públicos distintos, permitindo uma abordagem ampla e prática sobre o tema.

A EAN é um conjunto de práticas educativas que utilizam diversos métodos para orientar indivíduos ou grupos quanto à adoção de hábitos alimentares mais saudáveis, levando em conta os significados culturais, sociais e comportamentais relacionados à alimentação. O objetivo é promover mudanças conscientes que contribuam para a melhoria da qualidade de vida.

A aluna Joline Dalla Vecchia desenvolveu seu projeto na sede da Supervisão Regional de Passo Fundo da Secretaria Estadual da Agricultura, em Erechim, com sete médicas veterinárias, fiscais estaduais agropecuárias. O foco foi a nutrição comportamental e os dez princípios do comer intuitivo, estimulando a reconexão com os sinais naturais de fome e saciedade, além da valorização da individualidade e do combate às dietas restritivas não sustentáveis.

Outro projeto, elaborado por Jonatan de Albuquerque e Tamiris Vicentini, abordou “o poder dos alimentos para o corpo”, com ênfase na ideia de “descascar mais e desembalar menos”. A atividade ocorreu na loja Claro/Nortel Celulares, de Erechim, com quatro participantes adultos. Foram trabalhadas as diferenças entre alimentos in natura, minimamente processados, processados e ultraprocessados, bem como os dez passos para uma alimentação saudável.

Já o terceiro grupo, formado por Ana Ramos, Camile Castanho e Thalia Araújo, realizou sua ação na Escola Municipal de Ensino Fundamental Adolfo Camargo, em Passo Fundo, com cerca de 30 alunos do 7º ao 9º ano. A proposta destacou a prevenção por meio da educação alimentar, conscientizando sobre os riscos da má alimentação a longo prazo e incentivando hábitos que previnam a obesidade e doenças crônicas.

Leia também

Publicidade

Publicidade

Blog dos Colunistas

;