Na noite da última quarta-feira, dia 4 de junho, o Colégio Marista Medianeira promoveu a 5ª edição do Festival Mediquito, no Centro Cultural 25 de Julho. O evento, que já se consolidou como tradição entre os alunos dos 9º anos, apresentou oito curtas-metragens com a temática "Contos de mistério e suspense – Sherlock Holmes e a literatura na Revolução Industrial", desafiando os estudantes a mergulharem no universo da investigação e do raciocínio lógico.
Inspirado no Kikito, prêmio do Festival de Cinema de Gramado, e no nome da escola, o título “Mediquito” representa essa fusão entre arte e identidade escolar. O festival é fruto de um projeto interdisciplinar que reúne os componentes de Português, com a professora Lenita Ransolin, Artes, com a professora Bruna Gheno, e História, com a professora Natália Vanelli.
Os filmes foram avaliados por um corpo de jurados composto por membros da comunidade escolar: Danuzio Brandelero (diretor do Colégio), Caroline Arruda (professora de Artes da Educação Infantil ao 5º ano), Vinicius Trentin (instrutor de Robótica), Cezar Menegatti (coordenador de Pastoral) e Denise Canabarro (instrutora de Língua Portuguesa). Como novidade nesta edição, o público também teve voz: o sexto voto foi concedido à plateia, por meio de um QR Code disponibilizado ao final das apresentações.
Os curtas exibidos foram
- “O problema da ponte de Thor” – Carlos, Helena, Brenda, Martina, Lucas, João Pedro e Valentina;
- “A aventura do Vampiro de Sussex” – Lara, Heloísa, Guilherme A., Hanna, Mariana, Isabella e Matheus;
- “O caso da caixa de papelão” – João Vicente, Guilherme H., Arthur, Caroliny, Melina, Augusto e Vicente R.;
- “A face amarela” – Vitória, Miguel, Maria, Gabriela, Yasmin, Bianca e Vicente G.;
- “O caso do detetive agonizante” – Vinicius, Isadora C., Davi, Lorenzo, Murilo, Julia, Amanda e Darlan;
- “A liga dos ruivos” – Betina, Luiza, Bernardo, Anthony, Marjore, Beatriz, Vicente e Arthur Z.;
- “As faias roxas” – Helena, Isadora Z., Eduarda, Letícia, Leonardo, Anna, Manuela e Isadora Torres;
- “A aventura do cliente ilustre” – Enzo, Rhaiana, Arthur O., Luigi, Isabely C., Isabelli e Frederico.
Premiados da 5ª edição do Mediquito 2025
- Melhor ator: Miguel Pastro Araújo;
- Melhor atriz: Isadora Torres;
- Melhor ator coadjuvante: João Vicente de Oliveira;
- Melhor atriz coadjuvante: Rhaiana Carraro;
- Melhor adaptação: A aventura do cliente ilustre;
- Melhor trilha sonora: A face amarela;
- Melhor edição: O problema da ponte de Thor;
- Melhor figurino: O caso da caixa de papelão;
- Melhor roteiro: O problema da ponte de Thor;
- Participação especial – efeitos especiais: A aventura do cliente ilustre.
O Festival Mediquito mais uma vez mostrou que a educação pode ser palco de grandes produções e que os jovens talentos têm muito a expressar quando arte, literatura e história se encontram. O sucesso da edição de 2025 já deixa o público e os alunos na expectativa para as próximas produções.