A Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI) – Campus Erechim promove, de 29 de setembro a 3 de outubro, a VIII Semana Acadêmica de Medicina da URI (SAMURI). O tema deste ano será “Metamorfose da arte médica: formação, desafios e possibilidades”, com atividades voltadas a estudantes, professores e profissionais da área da saúde.
A comissão organizadora é composta pelos professores Mariusca Rachevski, Rejane Lis Menegaz Ströher e Sergio Bigolin, em parceria com o Centro Acadêmico de Medicina da URI Erechim.
Segundo as acadêmicas Bruna Malacarne, presidente do Centro Acadêmico de Medicina da URI (CAMED), Milena Christine Polli, diretora de Marketing e Comunicação Social do CAMED e Luiza Trevisan, segunda coordenadora de Ligas Acadêmicas, a escolha do tema busca simbolizar os ciclos de transformação vividos ao longo da graduação em Medicina. “Optamos pela palavra metamorfose e pelo símbolo da borboleta como representações de crescimento e mudanças que marcam desde o ciclo básico até o internato”, explicaram.
Formação além da técnica
A programação inclui palestras e discussões que vão além do conteúdo técnico da medicina, abordando aspectos éticos, humanos e práticos da profissão. Estão previstas atividades sobre oratória, vida financeira, saúde mental e marketing médico.
“A ideia é preparar o futuro profissional para desafios que nem sempre estão na grade curricular, mas que fazem parte da realidade após a formatura”, destacou Milena Polli.
Palestrantes confirmados
Entre os convidados está o cirurgião torácico José de Jesus Camargo (J. J. Camargo), referência latino-americana em transplantes pulmonares e colunista do jornal Zero Hora. Também participará a médica Mariângela Badalotti, de Porto Alegre, com palestra sobre preservação da fertilidade feminina.
Minicursos e painéis
A semana contará ainda com minicursos promovidos pelas 16 ligas acadêmicas do curso, abordando desde práticas como sutura até temas como comunicação de más notícias e elaboração de currículo. Também estão previstos minicursos de yoga e emergências médicas.
Os painéis ocorrerão em formato de mesas-redondas, reunindo especialistas de diferentes áreas. Serão discutidos tópicos como desafios da formação médica, saúde feminina, genética e possibilidades de atuação profissional.
Programação
O evento ocorrerá no Salão de Atos – Prédio 6 – Campus I da URI Erechim. Entre os destaques estão:
- Segunda-feira (29/09): credenciamento, momento cultural com a Orquestra da URI, lançamento do e-book interligas, palestra de abertura com J. J. Camargo e painel sobre a metamorfose da arte médica.
- Terça-feira (30/09): minicursos em diversas áreas, painel sobre humanização e palestras sobre saúde emocional e imagem do médico na sociedade.
- Quarta-feira (01/10): minicursos, palestras sobre oratória e sucesso profissional.
- Quinta-feira (02/10): atividades do CAMED, palestras sobre genética e fertilidade e início do 6º Salão Científico.
- Sexta-feira (03/10): palestras sobre câmara hiperbárica e cirurgia em Erechim, premiação do Bastão de Asclépio e jantar de encerramento no Restaurante Brasão do Colosso.
As inscrições estão abertas no site da URI Eventos, as atividades serão realizadas no período noturno para facilitar a participação de estudantes e trabalhadores da área da saúde
Para as organizadoras, a SAMURI contribui não apenas para a formação dos acadêmicos, mas também para o fortalecimento da saúde regional. “Ao trazer nomes de referência e discutir temas atuais, o evento amplia o conhecimento e valoriza tanto os profissionais locais quanto os que vêm de fora”, ressaltaram.