21°C
Erechim,RS
Previsão completa
0°C
Erechim,RS
Previsão completa

Publicidade

Ensino

Professor da URI ministra disciplina na Universidade Federal de Pelotas

A turma de onze acadêmicos, entre mestrandos e doutorandos, assistiu aulas teóricas e práticas sobre a quantificação da morfologia dos organismos

teste
Professor Rodrigo Fornel com o grupo de mestrandos e doutorandos da UFPEL
Por Assessoria
Foto Divulgação

O professor do Programa de Pós-Graduação (PPG) em Ecologia da URI Erechim, Rodrigo Fornel, ministrou, de 22 e 25 de setembro, a disciplina de “fundamentos de morfometria geométrica” na Universidade Federal de Pelotas (UFPel), com apoio do PPG em Fitossanidade e o PPG em Biodiversidade Animal, no Câmpus de Capão do Leão.

A turma de onze acadêmicos, entre mestrandos e doutorandos, assistiu aulas teóricas e práticas sobre a quantificação da morfologia dos organismos utilizando as coordenadas de marcos anatômicos, técnicas de sobreposição de landmarks, análises de contorno e abordagens estatísticas e gráficas utilizando o ambiente R e scripts com linhas de comando e pacotes específicos para morfometria geométrica. 

“A disciplina ofereceu aos participantes uma série de ferramentas computacionais sobre os estudos de tamanho e forma quanto a perspectivas estatísticas, indo de trabalhos que investigam alometria, modularidade/integração morfológica, métodos comparativos, relação com dados ambientais e sinal filogenético, entre outras”, comentou o professor Rodrigo.

Leia também

Publicidade

Publicidade

Blog dos Colunistas

;