Estão abertas as inscrições para o Pé no Futuro, programa voltado à formação de jovens em empreendedorismo no Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS). A iniciativa é destinada a participantes de até 24 anos que já concluíram o Ensino Médio e não ingressaram no ensino superior de graduação. No Campus Erechim, há 30 vagas disponíveis.
As inscrições podem ser realizadas até 6 de novembro, pelo formulário disponível no edital da Pró-reitoria de Extensão (Proex) nº 37/2025, no site ifrs.edu.br/erechim.
O programa tem como propósito qualificar jovens em situação de vulnerabilidade socioeconômica, abordando áreas como marketing digital, gestão financeira, inovação, tecnologia e inteligência artificial, além de habilidades socioemocionais, incluindo liderança, comunicação, colaboração e resiliência.
Aulas e desenvolvimento do programa
As atividades começam em 17 de novembro, de forma presencial, de segunda a quinta-feira, das 19h às 22h, no Campus Erechim (rua Domingos Zanella, 104, bairro Três Vendas). O Pé no Futuro será desenvolvido em três fases:
• Fase I – três meses (160 horas de formação), com capacitação técnica e gerencial, voltada à criação e gestão de novos negócios. Os participantes recebem auxílio mensal de R$ 600,00. Ao final da etapa, cinco projetos serão selecionados para prosseguir no programa.
• Fase II – seis meses, com acompanhamento, mentoria e prêmio financeiro para implementação dos negócios selecionados, além da manutenção do auxílio orçamentário.
• Fase III – seis meses, com acompanhamento dos empreendimentos pelo IFRS, sem auxílio financeiro.
Seleção de estudantes
Podem participar egressos de escolas públicas com cadastro no CadÚnico. Metade das vagas é destinada prioritariamente a jovens beneficiários do Programa Pé de Meia do Governo Federal. Caso o número de inscrições homologadas seja superior às vagas ofertadas, será realizado sorteio.
Sobre o Pé no Futuro
O programa é promovido pelo Ministério do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte (MEMP), em parceria com a Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) do Ministério da Educação. A iniciativa está sendo executada em diversos Institutos Federais em todas as regiões do país.