21°C
Erechim,RS
Previsão completa
0°C
Erechim,RS
Previsão completa

Ensino

Estudantes do Colégio Franciscano São José são reconhecidos na Olimpíada Brasileira de Matemática

Gabriel Sperotto Leyser e Laura Anghinoniconquistaram medalha de bronze regional e menção honrosa nacional na OBMEP; participação integra as ações da escola voltadas às Olimpíadas do Conhecimento

teste
Gabriel Sperotto Leyser e Laura Anghinoni conquistaram medalha de bronze regional e menção honrosa n
Por Gabriela de Freitas
Foto Divulgação

O Colégio Franciscano São José teve estudantes reconhecidos na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). Gabriel Sperotto Leyser, do 8º ano do Ensino Fundamental, recebeu medalha de bronze, enquanto Laura Anghinoni, da 3ª série do Ensino Médio, conquistou medalha regional e certificado de menção honrosa em nível nacional. Os resultados fazem parte da edição anterior da olimpíada e acompanham o incentivo da instituição à participação dos alunos em competições do conhecimento.

Para Gabriel, participar da OBMEP tornou-se também uma oportunidade de ampliar o aprendizado. Apaixonado pela disciplina, ele conta que a Matemática é sua matéria favorita e pretende continuar participando das próximas edições.

"Gosto de me desafiar para tentar sempre ir bem. Também acaba sendo uma forma de estudar. Quando você conquista uma medalha, é algo que leva para a vida. Sei que me dediquei bastante para conseguir esse resultado", afirma Gabriel.

O estudante explica que sua preparação ocorre principalmente durante as aulas e que o domínio dos conteúdos trabalhados na escola contribui para enfrentar os desafios propostos pela olimpíada.

Laura também relaciona a experiência ao desenvolvimento do raciocínio lógico e à forma como a prova aborda os conteúdos matemáticos.

"Sempre gostei da OBMEP porque envolve raciocínio e é uma prova divertida, diferente na sua abordagem, trazendo outras perspectivas da Matemática. Não se cobra fórmula, e sim o raciocínio. O Colégio Franciscano São José desenvolve o raciocínio lógico, que está presente no vestibular e no Ensino Médio", avalia Laura.

Ao falar sobre os próximos passos, a estudante afirma que pretende seguir uma carreira ligada à área de Exatas e deixa um conselho aos futuros participantes.

"Ver na OBMEP as oportunidades que existem e fazer a prova é crescer no conhecimento, porque o raciocínio lógico é para tudo na vida", acrescenta a estudante.

Olimpíadas do Conhecimento

Segundo o coordenador do Ensino Médio, Vinícius Drey, a participação nas olimpíadas integra uma prática desenvolvida pela escola em diferentes áreas do conhecimento.

"Temos uma política de incentivo à participação em todas as Olimpíadas do Conhecimento. Há toda uma preparação para que os estudantes participem dessas atividades. Ficamos felizes com as premiações, mas o objetivo é que todos possam vivenciar esse desafio, valorizando o conhecimento e compreendendo que o estudo abre portas para a vida", explica Vinícius Drey.

Ele ressalta que a instituição incentiva a participação em olimpíadas de Matemática, Biologia, Física, Astronomia, Literatura, Geografia, História, Educação Financeira, entre outras, respeitando os interesses de cada estudante.

"Cada aluno encontra a área com a qual mais se identifica. Independentemente do resultado, a participação permite estudar novos conteúdos, ampliar o conhecimento e enfrentar diferentes desafios", complementa o coordenador.

Aprendizagem e protagonismo

Para a coordenadora dos Anos Finais do Ensino Fundamental, Franciele Ferrari, as olimpíadas fazem parte das oportunidades oferecidas aos estudantes ao longo da formação.

"A escola incentiva, os estudantes participam e esse é o retorno desse trabalho. É importante para eles e também para a instituição. Procuramos registrar essas conquistas, que passam a fazer parte da história da escola e da trajetória de cada estudante", comenta Franciele Ferrari.

A Diretora Pedagógica, Ana Maria Smozinski, observa que essas experiências contribuem para o desenvolvimento da autonomia dos alunos e acompanham sua trajetória mesmo após a conclusão da Educação Básica.

"O papel da escola é fazer com que eles voem por meio do conhecimento. Trabalhamos para que os estudantes se tornem protagonistas das próprias vidas, superem desafios e encontrem oportunidades a partir daquilo que aprendem", observa Ana Maria Smozinski.

Matemática na formação dos estudantes

Ao abordar a contribuição da Matemática na formação dos estudantes, Vinícius Drey explica que a disciplina está relacionada ao desenvolvimento do pensamento lógico e da resolução de problemas.

"A Matemática desenvolve o pensamento lógico, a rapidez de raciocínio e a capacidade de enfrentar situações cada vez mais complexas. Em um mundo que apresenta novos desafios diariamente, esse aprendizado contribui para que os estudantes ampliem sua capacidade de análise e de resolução de problemas", conclui o coordenador.

Além da OBMEP, estudantes do Colégio Franciscano São José participam, ao longo do ano letivo, de olimpíadas e competições em diferentes áreas do conhecimento, envolvendo turmas dos Anos Finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, além de atividades voltadas aos estudantes das séries iniciais.

Leia também

Publicidade

Blog dos Colunistas

;