Afirmações enganosas
Conflitos no Oriente Médio ilustram o perigo de aceitar e repetir afirmações enganosas, reportagens rotuladas de fake news (notícias falsas).
No início do conflito entre Israel e Hamas, em 2023, surgiram relatos de bebês israelenses decapitados pelo adversário. Grandes emissoras divulgaram a história. Então presidente norte americano Joe Biden fez a mesma afirmação. Embora houve muitas atrocidades reais naquele conflito, essa história foi desmentida.
No conflito atual envolvendo o Irã, circulam reportagens sobre um míssil israelense ou norte americano que teria atingido uma escola de meninas, matando mais de 150 pessoas. Alguns jornais repassam as alegações do governo iraniano como fato enquanto outros deixam margem para investigar melhor. Alguns dizem que o míssil foi iraniano. Outros sugerem que os próprios iranianos explodiram uma bomba de propósito para ganhar apoio internacional. Neste momento (escrevo apenas dois dias depois do acontecido), eu não tenho informações suficientes confiáveis para saber o que acreditar. Espero que investigações cuidadosas consigam descobrir os fatos.
Propaganda enganosa, especialmente no contexto político, não é novidade. Até no ambiente religioso, a história está cheia de afirmações falsas. O profeta Jeremias foi açoitado e preso sob a falsa acusação de traição do seu país, devido a interpretações distorcidas de uma pequena viagem (Jeremias 37:11-16). Em outras ocasiões, ele foi acusado de falsas profecias e de conspiração (Jeremias 29:24-28; 43:2-3).
Em uma tentativa desesperada de manter seu poder, os líderes em Jerusalém usaram falsas testemunhas para condenar Jesus (Mateus 26:59-63). Fizeram o mesmo para condenar Estêvão (Atos 6:12-14). Décadas depois, uma distorção dos fatos foi usada para justificar uma tentativa de assassinar Paulo em Jerusalém (Atos 21:27-31).
Falsas acusações servem para justificar guerras, condenar inocentes nos tribunais, destruir casamentos e provocar demonstrações violentas. Quem mente obviamente peca e até comete crime contra outros, pois se mostra filho do pai da mentira (João 8:44). Quem espalha falsas acusações ou apoia tais mentirosos se torna cúmplice das obras das trevas (Efésios 5:6-12).
A verdade nem sempre é evidente. É importante ter compromisso firme com os fatos e recusar participar de propaganda enganosa. “O ingênuo dá crédito a tudo o que se diz, mas o prudente reflete antes de dar um passo” (Provérbios 14:15).