21°C
Erechim,RS
Previsão completa
0°C
Erechim,RS
Previsão completa

Publicidade

Esportes

A confiança nas mãos de Carlão

Goleiro identificado com a torcida do Canarinho completou três anos no Colosso da Lagoa

teste
Carlão considera a presença da família em seu dia-a-dia uma das maiores motivações para sua carreira
Por Giulianno Olivar
Foto Giulianno Olivar

Diz o velho e surrado clichê futebolístico que todo bom time começa com um bom goleiro. Responsável por guardar e proteger sua meta, ele é um dos personagens mais controversos do mundo da bola. Pode ir de vilão a herói - e vice-versa - em um único jogo, e precisa ter nervos de aço para lidar com essa pressão embaixo das traves. No Ypiranga, há três anos essa função - para uns, ingrata; para outros, louvável - tem sido ocupada por Carlos Adiel Deuschle, o Carlão, um dos jogadores mais identificados com a torcida.
Após a grande renovação pela qual passou o clube erechinense para a temporada 2017, Carlão foi um dos poucos que permaneceu no elenco (atualmente, ele é o que está no Ypiranga há mais tempo). "Tem sido bacana, o clube me acolheu, me deu essa oportunidade. Há três anos que a gente vem buscando levar a equipe a um patamar sempre melhor", afirma o jogador, orgulhoso de ter feito parte das conquistas recentes do Ypiranga, como os acessos à Série A do Gauchão, em 2014, e à Série C do Brasileirão, além da boa campanha em 2016. "Tivemos um bom desempenho a nível nacional, foi importante levar o clube a terceira fase da Copa do Brasil. Faltou pouco para avançarmos, mas futebol é assim", reflete.
Para o ano que se inicia, Carlão, aos 27 anos, garante que não vai faltar esforço para levar o Ypiranga a alçar voos ainda mais altos. A própria renovação do grupo é vista pelo arqueiro como um fator motivacional. "O grupo mudou bastante, a gente recebeu bem a gurizada nova, mais a comissão técnica. Estamos todos trabalhando com o mesmo pensamento, e tem que ser assim para conquistarmos os objetivos. É passo a passo, jogo a jogo", conta ele, confiante de que o estadual pode ser mais do que um ensaio para as competições nacionais. "Tá na hora de um time do interior chegar e conquistar um Gauchão. Quem sabe, não é? Temos que sonhar e trabalhar para isso".

Chapecoense

Nem só de alegrias tem sido a trajetória de Carlão nesses últimos anos. Em novembro do ano passado, a tragédia aérea com a delegação da Chapecoense vitimou amigos próximos do goleiro. "Tinha caras ali com quem eu morei, trabalhei. O [goleiro Jackson] Follmann  é um grande amigo que não vai poder jogar mais, mas felizmente está vivo. E um cara que eu admirava e tinha como espelho era o [também goleiro] Danilo, que está lá em cima olhando pela gente", recorda Carlão.

Ídolo da garotada

Natural de Porto Lucena, Carlão vive em Erechim com esposa Angra e a filha Duda. Feliz com o fato de ter a família ao seu lado desde o ano passado o goleiro também tem convivido com a família Canarinho - e, assim como em casa, as crianças lhe adoram. "Não me considero um ídolo, mas é legal receber esse carinho. Vejo crianças que compram a minha camisa, ou que os pais mandam fazer a camisa pequena. Sem falar que sempre querem entrar com a gente no campo. Tem que valorizar esse carinho todo", diz.
E esse carinho recebido por Carlão já é recíproco, tanto à torcida quanto ao clube. "Hoje eu sou torcedor canarinho também. Tenho uma admiração enorme. Representar esse time é gratificante. Estou feliz e espero poder conquistar mais coisas por aqui", completa o camisa 1 do Ypiranga.

Aprovação do preparador

Além dos 16 reforços para 2017, o Ypiranga mudou, também, sua comissão técnica. Entre os nomes que irão assessorar o treinador Carlos Moraes, está o preparador de goleiros André Souza Guimarães, vindo do futebol árabe, que não poupa elogios a seus atletas. "Estou muito feliz de trabalhar com esses goleiros [Guilherme Gritti e Pedro Afonso são os reservas de Carlão]. O Ypiranga está bem servido de goleiros, todos de alto nível", reitera. De acordo com o preparador, seus treinamentos são focados na realidade de jogo, o que proporciona um maior rendimento desses jogadores.
Sobre Carlão, Guimarães afirma ter total confiança em sua experiência e competência. "É um cara muito tranquilo, disposto, muito técnico. É muito bom trabalhar com alguém que, além de bom profissional, é boa pessoa", elogia.

Publicidade

Publicidade

Blog dos Colunistas

;