0°C
Erechim,RS
Previsão completa

Publicidade

Região

Prefeituras poderão aderir inclusão do município no Mapa do Turismo brasileiro

Turismo Regional.jpg
Por Da redação - jornalismo@jornalbomdia.com.br
Foto Divulgação

O turismo como ferramenta do desenvolvimento social e econômico da região foi debatido na URI-campus Erechim. O evento contou com a presença dos representantes da Associação de Municípios do Alto Uruguai (AMAU) e "contribuiu para que os municípios sejam inclusos no mapa turístico brasileiro", conforme informou a assessoria de comunicação da entidade municipalista.

A programação contou com a apresentação de projetos sobre o planejamento de desenvolvimento regional, discussão sobre a inclusão dos municípios no mapa do Turismo Brasileiro e avaliação sobre os roteiros turísticos e a qualidade dos serviços prestados na Região do Alto Uruguai. No dia posterior aos debates os participantes também conheceram a produção de vinhos na cantina Vinhedo Soliman, localizada no interior de Itatiba do Sul  onde conheceram detalhes do projeto coordenado pelo empresário Rogério Soliman. 

A prefeita  Adriana Tozzo (PT), esteve presente e destacou o trabalho da família Soliman, que leva o nome do município para o Estado e País, e ressaltou a necessidade de olhar mais para o turismo. "Na maioria das vezes nós administradores acabamos dando mais ênfase para outras pastas e acaba o Turismo ficando de lado. É importante fazermos um esforço coletivo de que o turismo esteja em nossa pauta. Precisamos fomentar projetos regionais e ter o auxilio do governo do Estado na defesa junto ao Ministério do Turismo, em Brasília, para conseguir mais recursos para nossa região", falou a prefeita.

Na avaliação da coordenadora da Região Turística Termas e Lagos, Maria Vanda Krepinski Groch, o encontro foi positivo. Segundo ela é preciso decidir, resolver e estabelecer metas. "Já temos metade do caminho. A partir deste momento vamos ultrapassar mais da metade para o desenvolvimento do turismo. O setor proporciona dois tipos de desenvolvimento: um é o social, as pessoas mudam, as cidades também o relacionamento entre as pessoas mudam para melhor. O outro é o desenvolvimento econômico", ressaltou a coordenadora. 

Estiveram presentes os prefeitos Beto Bordin (Jacutinga); Adriana Tozzo (Itatiba do Sul); Vladimir Farina (Barão de Cotegipe); Marcelo Arruda (Barra do Rio Azul); vice-prefeito Domingos Rodrigues dos Santos (Itá-SC); Maximino Basso (Barra do Rio Azul); Valdir Farina (secretário municipal de Erechim de administração), Vinicius Anziliero (secretário de obras públicas e habitação),Altermir José Barp (secretário de desenvolvimento econômico), Walmor Gasparin (coordenador de turismo da Emater), entre outros.

Leia também

Publicidade

Blog dos Colunistas