0°C
Erechim,RS
Previsão completa

Publicidade

Região

Reserva Indígena de Charrua comemora o Dia do Índio

1.JPG
2.JPG
3.JPG
4.JPG
5.JPG
6.JPG
7.JPG
8.JPG
9.JPG
10.JPG
Por Assessoria de imprensa
Foto Divulgação - assessoria de imprensa

Neste domingo (23), o Dia do Índio foi comemorado na Reserva Indígena do Ligeiro, em Charrua. As atividades iniciaram pela manhã, com a solenidade de abertura do evento, que contou com uma expressiva participação da população.

Na solenidade, a cultura do povo Kaingáng, esteve em evidência, na série de apresentações de danças e do canto do Hino Nacional na língua Kaingáng, realizado por estudantes da Escola Estadual Indígena Fág Mág.

O prefeito de Charrua, Valdésio Roque Della Beta, parabenizou a comunidade pela organização do evento e falou da importância que a Reserva Indígena representa, como forma de disseminação e preservação da cultura.

Roque realizou a entrega simbólico de dois tratores para a comunidade, que serão utilizados para as demandas dentro da reserva. Destacou, ainda, os trabalhos que foram e estão sendo realizados na comunidade, como os serviços de recuperação e melhoramento de estradas, o início da construção de casas para os indígenas e o início do projeto de restauro da Unidade Básica de Saúde.

Em seu pronunciamento, o cacique, Florindo Lima, comemorou a grande participação da população e agradeceu o empenho e a dedicação de todos na organização do evento.

Ao meio-dia, cada morador recebeu um espeto de churrasco, pães e refrigerantes para levar para casa. Mais de 3 mil kg de carne foram preparados para a festa, sendo adquirida com recursos da própria comunidade e servida gratuitamente.

Um almoço de confraternização aconteceu no salão comunitário onde participaram pessoas convidadas, que de uma forma ou de outra colaboram com a comunidade. As comemorações seguiram ao longo da tarde com jogos de futebol e diversões populares. A noite aconteceu o show baile com Musical JM. 

Publicidade

Publicidade

Blog dos Colunistas