12°C
Erechim,RS
Previsão completa
0°C
Erechim,RS
Previsão completa

Região

Ponte Preta investe em saneamento

teste
A previsão do Executivo é que todas as obras de saneamento sejam finalizadas em até 2018
Por Da redação
Foto Walmir Júnior

O saneamento público deveria estar entre as prioridades de qualquer governo. Infelizmente de acordo com uma pesquisa do Instituto Trata Brasil, mais de 35 milhões de brasileiros não tem este direito, que além de problemas ambientais também pode causas graves problemas de saúde na população.

Na busca de mudar essa realidade prefeituras de todo o País se inscreveram em um projeto do Ministério da Saúde e da Fundação Nacional de Saúde (Funasa) que através do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), liberou um auxilio especial do governo Federal para que os municípios comecem a mudar essa realidade.

Ponte Preta no Alto Uruguai gaúcho foi um dos municípios contemplados. Com parte dos quase R$ 3 milhões já liberados, as obras do novo sistema de tratamento já estão em andamento.  Segundo o prefeito, Ademir Marcio Sakrezenski, a meta da administração pública é já no próximo ano, atingir 100% do perímetro urbano com saneamento. “Para Ponte Preta que é município pequeno e jovem, este recurso é muito importante. Onde temos que dar qualidade de vida para as pessoas que moram aqui, pois nossa cidade vem crescendo, esta obra é muito importante para saúde da população”, destacou.

Segundo a prefeitura, para atingir a meta desejada, serão mais de oito mil metros em encanamentos, instalados 145 ramais prediais, ligados diretamente a uma Estação de Tratamento de Esgoto (ETE).  “Esta estação é padrão Corsan, então o tratamento de esgoto sairá com qualidade capaz de ser recebido pelo recurso hídrico. Isso muito importante, por que poucos municípios têm essa capacidade de tratar todo o esgoto do perímetro urbano tratado”, ressaltou o vice-prefeito de Ponte Preta, Josiel Grisseli.

Após a conclusão do projeto, o município deve operar o sistema de tratamento. A previsão do Executivo é que todas as obras de saneamento sejam finalizadas em até 2018.

Publicidade

Blog dos Colunistas