21°C
Erechim,RS
Previsão completa
0°C
Erechim,RS
Previsão completa

Publicidade

Região

Evento turístico resgata história da região do Alto Uruguai

Sétima edição da Cavalgada Caminhos de Ferro, evento turístico resgata história de formação da região do Alto Uruguai.

teste
cavalgada.JPG
cavalgada 5.JPG
cavalgada2.JPG
cavalgada3.JPG
cavalgada 1.JPG
cavalgada7.JPG
cavalgada4.JPG
cavalgada6.JPG
Por Assessoria de comunicação
Foto Assessoria de comunicação

Aconteceu entre os dias 03 e 05 de novembro, a 7° edição da Cavalgada Caminhos de Ferro, no trajeto de Erechim a Marcelino Ramos. Com participação de aproximadamente 50 pessoas. Organizada pelo grupo Nativo Alma Crioula de Erechim, o evento resgata a memória da ferrovia que liga os estados do Rio Grande do Sul a São Paulo.

 

Cavalgada turística fortelace integração entre municípios

Ação promovida busca integrar municípios do trajeto entre Erechim e Marcelino Ramos, por meio da circulação anual de pelo menos um trem turístico.

A primeira edição aconteceu no ano de 2010, para comemorar o centenário da Ferrovia São Paulo - Rio Grande do Sul, com o objetivo de demonstrar e despertar a importância da reativação do trecho desta ferrovia que liga Erechim a Marcelino Ramos.

Conforme assessoria de comunicação, a integração dos municípios é de fundamental importância para tal processo, e isto começa se demonstrando que não foi apenas uma idéia de passear a cavalo, mas que pessoas, moradores dos municípios de Erechim, Gaurama, Viadutos e Marcelino Ramos possuem o mesmo sentimento e entendimento da necessidade de se fazer historia, revivendo a historia.

 

O trajeto revive a formação da região

Inicia na cidade de Erechim, e tem como destino final, a cidade turística de Marcelino Ramos, percorrendo aproximadamente 80 quilômetros. A cavalga é realizada priorizando as margens ou cruzando pelos trilhos que ligam estas cidades. Foi traçado um roteiro especial, onde os participantes possam estar em contato direto com a natureza e paisagens, podendo observar e entender a historia de formação da nossa região.

Na passagem entre Gaurama e Viadutos, o evento contou com a participação do Grupo de Cavalgadas do Centro de Tradições Gaúchas (CTG) Fogo De Chão de Viadutos.

Assessoria de comunicação conclui que “com a tropa na estrada podemos vivenciar o carinho que os peões e prendas tem por seus cavalos, cuidados especiais e muito tempo dedicado a eles durante as paradas para descanso, notando-se ainda a importância da família em manter-se no tradicionalismo e cultuar nossas tradições”, finaliza demonstrando a importância da ação na construção da identidade coletiva na região, “famílias inteiras participaram desta cavalgada, onde encararam este desafio com muita garra e perseverança, motivo de orgulho por onde passavam, pois as pessoas aplaudiam emocionadas a passagem de mais um capitulo da nossa história”.

Os prefeitos dos municípios de Gaurama, Viadutos e Marcelino Ramos, recepcionaram e acompanharam os visitantes durante a estadia em cada município, demonstrando e valorizando o interesse em comum.

Leia também

Publicidade

Publicidade

Blog dos Colunistas

;