Euro R$ 3,82 Dólar R$ 3,22

Publicidade

Geral

Calor retorna à região

Por Rosa Liberman
Foto Arquivo/BD

A área de instabilidade que chegou na madrugada desta sexta-feira (10) trouxe chuva intensa durante todo o dia. Até o início da tarde foram registrados 30mm, somando no mês 110,7mm, enquanto que a média esperada para novembro é de 141mm. Mas devido à entrada de um ar seco neste sábado em todo o Estado, a instabilidade dá uma trégua e a previsão é de que haverá uma sequência de pelo menos seis dias de tempo seco e temperaturas em elevação gradativa.

De acordo com o observador meteorológico da Embrapa Trigo, Ivegndonei Sampaio, também deve ter destaque a umidade relativa do ar, que tende a ficar abaixo dos 30% nos próximos dias, o que requer atenção, conforme a Organização Mundial da Saúde (OMS).

O sábado e domingo devem ficar claros a parcialmente nublados, com temperaturas oscilando entre 14ºC e 28ºC. A próxima semana inicia semelhante, o dia fica claro, com máxima de 28ºC. Na terça-feira, a máxima pode chegar aos 30ºC. Já no feriado de quarta, a mínima fica em torno dos 18ºC e a máxima pode ficar em torno dos 32ºC. Para quinta-feira a previsão é de o dia iniciar parcialmente nublado a nublado, com temperaturas oscilando entre 18ºC a 32ºC.

 

La Niña deve atuar no próximo trimestre

Conforme o prognóstico climático divulgado pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o próximo trimestre deve ter chuva abaixo do padrão, devido à temperatura da superfície no pacifico equatorial central estar abaixo da média. Isso caracteriza a atuação do fenômeno La Niña entre o final da primavera e o início do verão. Neste período, as temperaturas mínimas e as máximas devem ficar dentro das médias na região Norte do Estado.

 

 

Leia também

Publicidade

Publicidade

Blog dos Colunistas