Publicidade

Região

Projeto garante saúde bucal à população de Severiano de Almeida

Por Assessoria
Foto Divulgação

De acordo com a assessoria de comunicação da prefeitura de Cruzaltense, o maior foco dos profissionais da saúde bucal sempre foi a prevenção, mas existia uma lacuna que precisava também da atuação da Secretaria. A partir disso desenvolveu-se o projeto das próteses que tem se assegurado o preenchimento desta lacuna, através do Programa das Próteses Móveis.
Este tem sido um projeto de suma importância para o município. Segundo a dentista, Alaídes Valandro Longoni, o projeto das próteses, desenvolvido em parceria com os governos federal, estadual e municipal tem mudado a vida de muitas pessoas.
O trabalho, de acordo com ela, começou quando agentes comunitários de saúde do município passaram a fazer um levantamento de dados da população do município, pontuando todas as necessidades em termos de saúde bucal. "Todas as casas foram visitadas e este levantamento nos possibilitou passar para outra fase, que foi a realização dos procedimentos", enfatizou a dentista.
De acordo com levantamento da própria Secretaria, desde 2013, já foram confeccionadas mais de 695 próteses. "São beneficiados pacientes com falta de elementos dentários de todas as idades. Um fator a ser comemorado, além dos procedimentos em si, é a melhora considerável que o projeto conseguiu implantar em termos de saúde pública no município", explicou.
Alaídes informou que atualmente a população está muito mais consciente das necessidades de cuidados que manterão a saúde bucal em dia. "Além de confeccionarmos as próteses, é feita também a orientação, os cuidados que devem ser tomados no dia a dia para que se tenha maior durabilidade e também garanta melhor condição de saúde bucal como um todo", explica a dentista. O trabalho realizado pelo projeto, junto a Secretaria de Saúde de Severiano de Almeida tem sido permanente.

 

Leia também

Publicidade

Blog dos Colunistas