22°C
Erechim,RS
Previsão completa
0°C
Erechim,RS
Previsão completa

Esportes

Gauchão inicia nesta semana

teste
novo hamburgo.jpg
Por Kaliandra Alves Dias
Foto Agência RBS

A emoção do Campeonato Gaúcho está de volta a partir da quarta-feira (17). O estadual deste ano contará com a participação de doze equipes que lutam pelo título mais desejado do Estado. 

O primeiro jogo do Gauchão será entre Brasil de Pelotas x Juventude, o jogo será realizado no Estádio Bento Freitas em Pelotas, às 19h30. Às 20h30, três partidas ocorrem simultaneamente, em Caxias do Sul, o S.E.R Caxias recebe o atual campeão gaúcho, Novo Hamburgo. Na edição de 2017, as duas equipes se destacaram ao longo da competição. Após o Noia garantir a vaga na final, o Caxias recebeu o título de campeão do interior. Em Rio Grande, o São Paulo recebe o Avenida e em Porto Alegre, o São José enfrenta o Cruzeiro no Passo D’Areia.

Jogando no Estádio 19 de Outubro em Ijuí, o atual campeão da Divisão de Acesso, São Luiz receberá o Grêmio, às 21h45.  Com um elenco de jogadores do grupo de transição e da base, o Tricolor deve disputar as primeiras rodadas do Gauchão com um time misto, tendo em vista que os atletas titulares estão focados na final da Recopa Sul-Americana que será realizado em fevereiro.

Com o apoio da torcida colorada, o Inter fará sua estreia na quinta-feira (18), às 19h30 contra o Veranópolis. O Colorado encerrou a sua pré-temporada no sábado (13), onde venceu o Lajeadense por 8 a 0 em um jogo amistoso.

Formato de disputa

Com um turno único, os doze times participantes se enfrentam entre si. Os oito colocados se classificam para as quartas de final, e os últimos dois serão rebaixados à Divisão de Acesso.

Quartas de final: o 1° colocado enfrenta o 8°, o 2° jogará contra o 7°, o 3° terá como adversário o 6°, e o 4° e 5° se enfrentam em dois jogos mata-mata.

Semifinal: os jogos serão de ida e volta. O 1°, 2°, 3° e 4° colocado na fase classificatória decide em casa, caso o jogo termine em 0 a 0, a decisão será realizada nos pênaltis. O vencedor do duelo do 1° e 8° colocado joga contra o ganhador do 4° e 5°, já o time que se classificar do jogo entre o 2° e 7° terá como adversário na semifinal o vencedor do 3° e 6° lugar.

Os times que obtiverem a melhor campanha na fase classificatória e nas quartas de final, decidirá o segundo jogo em casa. Em caso de empate, o critério de desempate será através do saldo de gols, caso o empate persista, será contado o saldo de gols qualificado, contando em dobro os gols marcados no campo do adversário.

Final: o time que tiver a melhor campanha na fase classificatória e nas eliminatórias terá a vantagem de decidir o título em casa. De acordo com a tabela divulgada pela Federação Gaúcha de Futebol, os jogos da final devem ser realizados nos dias 1° e 8° de abri. Os critérios de desempate seguem os mesmo da semifinal. Caso o empate persista, a decisão será disputada nos pênaltis. 

Leia também

Publicidade

Blog dos Colunistas