23°C
Erechim,RS
Previsão completa
0°C
Erechim,RS
Previsão completa

Geral

Campanha da Fraternidade lança ofensiva contra a violência

Em sua mensagem o bispo diocesano de Erechim afirmou que o tema violência está presente nas notícias veiculadas nos ambientes familiar, profissional ou comunitário, mas que todos desejam a paz

teste
0000000.jpg
Por Antonio Grzybowski
Foto Antonio Grzybowski

Em ato realizado no início da noite desta quarta-feira (14) a Diocese de Erexim lançou a Campanha da Fraternidade 2018. A cerimônia presidida pelo bispo Dom José Gislon, reuniu religiosos de todas as idades que foram convidados a refletir sobre a violência e estimulados a promover a cultura da paz.

Em sua mensagem, Dom José afirmou que o tema violência está presente nas notícias veiculadas nos ambientes familiar, profissional ou comunitário, mas que todos desejam a paz. "Muitas pessoas a constroem todos os dias, com pequenos gestos, enquanto que muitos sofrem e enfrentam pacientemente a dificuldade de tantas tentativas para construí-la. Pequenos e cotidianos gestos testemunham como os valores do Evangelho são imprescindíveis para a construção de um mundo novo, sem violência", ponderou o bispo.

O lema da Campanha da Fraternidade está baseado no versículo bíblico do livro de Mateus: Vós sois todos irmãos". A reflexão proposta pela igreja é  "Fraternidade e superação da violência". Em sua palavras, Dom José afirma que "o agir que supera a violência tem como fundamento o evangelho que aponta para a grandeza da vida e a beleza de viver. Tendo presente que a vida é dom de Deus, cada um de nós, em todas as realidades, pode testemunhar a beleza da vida e a graça de vivermos todos como irmãos! Essa verdade do evangelho deveria ecoar em nossos corações, em nossas comunidades e em nossa sociedade", refletiu o bispo que acrescentou: "a superação da violência e a promoção de uma cultura da paz pedem comprometimento e ações que envolvam a sociedade civil, os membros das Igrejas e os poderes constituídos".

Antes do lançamento oficial os padres da diocese tiveram um encontro com a delega regional da Polícia Civil, que apresentou um panorama do mapa da violência em Erechim. Além dos crimes comuns em todas as cidades do Brasil como furto, roubo, tráfico de drogas e estelionato o Alto Uruguai também tem registrado ocorrências que afetam homens e mulheres.

"A Campanha da Fraternidade deste ano nos convoca e viver a prática de Jesus no exercício da escuta, do acolhimento, do diálogo, do anúncio e da denúncia da violência na dimensão pessoal, de modo especial nas formas em que ela se verifica nas famílias, contra as mulheres, que muitas vezes não falam ou não as denunciam por ameaças do agressor. Isto coloca a dignidade da pessoa e do núcleo familiar em estado de permanente agressão", disse Dom José.

O bispo de Erechim também refletiu sobre a origem da violência e ponderou que a cultura da paz deve iniciar no ambiente familiar. "A superação da violência nasce da relação com o outro. A cultura da paz acontece em todas as realidades da vida e na relação com todos os seres. O primeiro lugar onde o ser humano aprende a se relacionar é a família. E pode também ser o primeiro lugar onde ele sofre violência. Ninguém nasce violento. Contudo a pessoa pode vir a ser violenta. O comportamento violento pode ser iniciado na família, quando não existe um ambiente de amor, perdão e reconciliação que favorece o respeito pela vida. Este comportamento, mais tarde, pode ser replicado socialmente nas relações sociais ao longo da vida", afirmou

Início da Quaresma
Após o lançamento da Campanha da Fraternidade foi celebrada missa especial para marcar o início da Quaresma. O tempo comum entre os católicos tem como base o jejum, a abstinência e oração. 
Na mesma celebração foi realizada a bênção do santíssimo sacramento e a imposição das cinzas, símbolos de penitência e conversão entre os católicos.

 

Leia também

Publicidade

Blog dos Colunistas