A região do Alto Uruguai dá um passo importante para se consolidar como destino turístico. Na primeira quinzena de fevereiro, o Ministério do Turismo atualizou a categorização dos municípios que compõem o Mapa do Turismo Brasileiro. Esse estudo, de acordo com o Ministério, é importante para acompanhar o desempenho da economia do turismo nos municípios e serve também como balizador de políticas do setor e direcionamento de verbas federais.
De acordo com a nova categorização, 32 municípios do Rio Grande do Sul tiveram crescimento econômico pelo setor, seja por terem aumentado o número de empregos através do turismo, ampliado os estabelecimentos formais de hospedagem ou o fluxo de turistas domésticos e internacionais.
Entre esses municípios, destaque para Floriano Peixoto e Severiano de Almeida da região do Alto Uruguai, que entraram no Mapa do Turismo na categoria D e passam a contar com verbas do governo federal para investimento em turismo, no valor de até R$ 150 mil por ano.
Ao todo, são 27 municípios das regiões Norte e Nordeste que integram o Mapa, nas categorias C (somente Erechim), D e E. Essas cidades atendem as exigências mínimas como possuir órgão responsável pelo turismo, destinar dotação para o turismo na lei orçamentária anual e apresentar termo de compromisso, aderindo de forma espontânea e formal ao Programa de Regionalização do Turismo e à região turística da qual fazem parte.
O Estado conta com 371 cidades no Mapa do Turismo Brasileiro, classificadas da seguinte maneira: A (dois municípios – Gramado e Porto Alegre), B (12), C (37), D (210) e E (110).
Recursos do governo federal
Vale ressaltar que todos os municípios no ranking de A a E, estão aptos a pleitear recursos. O estudo, feito anualmente, divide 358 municípios em letras que vão de A a E, seguindo variáveis do desempenho econômico, número de empregos, de estabelecimentos formais no setor de hospedagem, estimativas de fluxo de turistas domésticos e internacionais.
A força das festas das etnias e feiras regionais
A região tem como característica a realização de festas étnicas e, foi com esse mote, que o município de Floriano Peixoto entrou para o Mapa do Turismo e hoje está classificado na categoria D. Segundo a chefe de gabinete do prefeito Orlei Giaretta, Silvana Seminotti, em um primeiro momento, o município realizou o cadastro junto à coordenação da região turística Termas e Lago. “Ainda estamos engatinhando em relação ao turismo, mas o fato de termos resgatado em 2017 a Festa das Etnias, que acontece duas vezes por ano, sendo em agosto a da etnia italiana e, em novembro das etnias polonesa e alemã. Ainda, realizamos no ano passado, a primeira edição do Encontro Municipal do Vinho, incentivando a produção na região e a exploração da bebida como potencial turístico”, explicou.
Para Silvana, as festas das etnias têm como objetivo integrar a população do município e do Alto Uruguai, valorizando a cultura, a gastronomia e o legado histórico deixado pelos imigrantes e seus descentes, com comidas, bebidas, apresentações e músicas típicas. “Desta forma realizamos a integração, com o resgate da cultura, história e gastronomia. Isso faz com que o município de Floriano Peixoto contribua para o desenvolvimento do turismo regional”, finalizou a chefe de gabinete.
Em Severiano de Almeida, a tradicional Exposeva, realizada há 30 anos, a cada gestão municipal, é avaliada pela prefeitura como uma das responsáveis por municipal realiza mais uma edição da feira de exposição dos potenciais econômicos, atrativos gastronômicos, culturais e de lazer do município do Alto Uruguai gaúcho.
Capital da Amizade na categoria C
Erechim se manteve na categoria C, desempenho considerado positivo pela prefeitura, uma vez que o estudo revelou queda de alguns municípios em virtude da redução do fluxo turístico, encolhimento da mão de obra ou infraestrutura ligada ao setor.
“Mantivemos projetos e consolidamos iniciativas no sentido de fomentar o turismo da nossa região. Um exemplo significativo é o transporte disponibilizado para os roteiros turísticos sem nenhum custo aos interessados nos passeios. Isso foi possível por meio de permuta entre secretarias. O Centro de Apoio ao Turista (CAT) foi outra grande conquista no sentido de agilizar os contatos e encaminhamentos dos que buscam o departamento”, detalhou o diretor de Turismo da prefeitura de Erechim, Gleisson Assis.
Ao figurar entre os municípios da categoria C, Erechim é beneficiado com recursos de até R$ 400 mil para promover o desenvolvimento do setor.
Mais informações sobre os 371 municípios do Rio Grande do Sul cadastrados, com a respectiva categoria, estão disponíveis no endereço www.mapa.turismo.gov.br.
*Com informações do Ministério do Turismo
Confira a divisão dos municípios por categoria
Categoria A
|
Município |
Região Turística |
|
Gramado |
Hortências |
|
Porto Alegre |
Porto Alegre |
Categoria B
|
Município |
Região turística |
|
Bento Gonçalves |
Uva e Vinho |
|
Canela |
Hortências |
|
Capão da Canoa |
Litoral Norte Gaúcho |
|
Caxias do Sul |
Uva e Vinho |
|
Nova Petrópolis |
Hortências |
|
Passo Fundo |
Cultura e Tradição |
|
Pelotas |
Costa Doce |
|
Rio Grande |
Costa Doce |
|
Santa Maria |
Central |
|
Santana do Livramento |
Fronteira |
|
Torres |
Litoral Norte Gaúcho |
|
Tramandaí |
Litoral Norte Gaúcho |
Categoria C
|
Município |
Região Turística |
|
Alegrete |
Fronteira |
|
Arroio do Sal |
Litoral Norte Gaúcho |
|
Bagé |
Pampa Gaúcho |
|
Caçapava do Sul |
Pampa Gaúcho |
|
Cachoeira do Sul |
Central |
|
Cambará do Sul |
Campos de Cima da Serra |
|
Canoas |
Delta do Jacuí |
|
Cruz Alta |
Rota das Terras Encantadas |
|
Erechim |
Termas e Lagos |
|
Esteio |
Delta do Jacuí |
|
Gravataí |
Delta do Jacuí |
|
Guaíba |
Costa Doce |
|
Também integram a lista: Ijuí, Imbé, Jaguarão, Lagoa Vermelha, Lageado, Mostardas, Novo Hamburgo, Panambi, Rosário do Sul, Santa Cruz do Sul, Santo Ângelo, São Borja, São Francisco de Paula, São Gabriel, São Leopoldo, São Lourenço do Sul, Sarandi, Soledade, Uruguaiana, Vacaria. |
|
Categoria D (na região)
|
Município |
Região turística |
|
Aratiba |
Termas e Lagos |
|
Cacique Doble |
Rota das Araucárias |
|
Floriano Peixoto |
Termas e Lagos |
|
Getúlio Vargas |
Termas e Lagos |
|
Ipiranga do Sul |
Termas e Lagos |
|
Machadinho |
Rota das Araucárias |
|
Marcelino Ramos |
Termas e Lagos |
|
Mariano Moro |
Termas e Lagos |
|
Paim Filho |
Rota das Araucárias |
|
Sananduva |
Rota das Araucárias |
|
São João da Urtiga |
Rota das Araucárias |
|
São José do Ouro |
Rota das Araucárias |
|
Severiano de Almeida |
Termas e Lagos |
Categoria C (na região)
|
Município |
Região turística |
|
Áurea |
Termas e Lagos |
|
Centenário |
Termas e Lagos |
|
Erebango |
Termas e Lagos |
|
Itatiba do Sul |
Termas e Lagos |
|
Jacutinga |
Termas e Lagos |
|
Maximiliano de Almeida |
Rota das Araucárias |
|
Paulo Bento |
Termas e Lagos |
|
Ponte Preta |
Termas e Lagos |
|
Quatro Irmãos |
Termas e Lagos |
|
Santo Expedito do Sul |
Rota das Araucárias |
|
Três Arroios |
Termas e Lagos |
|
Tupanci do Sul |
Rota das Araucárias |
|
Viadutos |
Termas e Lagos |