Publicidade

Região

Estudo aponta soluções para sistema de água e esgoto de Aratiba

Demolição de calçadas e reconstruções de pavimentos resultaria em maior eficiência do sistema

Aratiba.jpg
Por Assessoria de Imprensa
Foto Divulgação

O bacharel em Engenharia Civil pela URI-câmpus Erechim, Lucas Antônio Scheer Brandão, natural de Aratiba, estudou o sistema de coleta e tratamento de esgoto da cidade onde nasceu. A pesquisa resultou no trabalho de conclusão do curso de graduação e foi apresentada na última semana ao prefeito Guilherme Eugênio Granzotto (PT) e equipe de governo.
De acordo com a explanação realizada na prefeitura municipal o estudo acadêmico propõe reduzir os impactos ambientais gerados pela forma inadequada de tratamento e disposição geral dos resíduos. A base teórica considerou a densidade populacional na área urbana e definiu os processos e as unidades mais adequadas ao tratamento de fluentes domésticos. 
A proposta aponta como resultado um tratamento mais eficiente. A pesquisa identificou o traçado da rede de coleta de esgoto sanitário, fazendo levantamento de quantitativos  do sistema, alavancando o estudo de custos pertinentes a implantação deste sistema por completo.
Segundo o acadêmico, é "inegável que a importância dos serviços de saneamento básico é facilmente percebida, tanto na prevenção de doenças, quanto na preservação do meio ambiente. As incorporações de aspectos ambientais nas ações de saneamento representam um avanço significativo, em termos de legislação, mas é preciso criar condições para que os serviços de saneamento sejam implantados e sejam acessíveis a todos, a denominada universalização dos serviços". Essa é uma preocupação também dos gestores públicos, onde que além de saúde pública, representa ambientalmente impacto e contaminações que devem ser evitadas e combatidas".
A maior parcela de investimentos se faria necessária na rede de coleta, exigindo demolição de calçadas e reconstruções de pavimentos. O sistema de Estações de Tratamento de Esgotos (ETEC) é o modelo mais eficaz apontado pelo estudo do autor e viável, podendo ser implantado em etapas diferentes.
"Ao aratibense Lucas Antônio Scheer Brandão, nosso agradecimento e reconhecimento pelo trabalho e estudo bem conduzidos, pela causa que o moveu, que além de ser determinante para que se tenha saúde pública de qualidade é primordial para que se cuide de maneira sustentável e consciente do meio ambiente. Nossa gratidão por ter escolhido o lugar onde nasceu para desenvolver este estudo, abrindo assim possibilidades de que possamos logo em frente sinalizar futuras soluções para essa questão social e ecológica", informou o governo municipal por meio da assessoria de comunicação.

 

Leia também

Publicidade

Blog dos Colunistas