21°C
Erechim,RS
Previsão completa
0°C
Erechim,RS
Previsão completa

Publicidade

Região

Alzheimer e depressão pautam jornada da Pastoral da Saúde

Capacitação realizada em Erechim reuniu mais de 200 agentes da região

teste
dioceseeee.jpg
Por Assessoria de Imprensa
Foto Divulgação

Mais de 200 pessoas da Pastoral da Saúde de diversas paróquias da Diocese de Erexim, participaram da 10ª Jornada da Pastoral da Saúde. O evento de capacitação realizado no auditório do Santuário Nossa senhora de Fátima na tarde de terça-feira (24) e foi promovido pelo Hospital de Caridade e pela Diocese de Erexim.
O padre Maicon Malacarne, coordenador diocesano de pastoral, fez a abertura do encontro encaminhando a oração inicial e a apresentação dos participantes. A oração foi animada pelo padre Adelar De David, assessor das pastorais sociais, e por grupo da comunidade Santa Augusta, do Bairro Triângulo.
O palestrante do encontro foi o médico Rafael Badalotti. O neurologista falou sobre sobre a doença de Alzheimer e depressão. Explicitou o significado de cada uma das enfermidades. Ressaltou também a natureza da doença de Alzheimer e da demência. "Nem toda demência é Alzheimer", afirmou. Segundo o médico, para ambas, por ora, não há cura. A previsão é de que em 2050 é que haja 100 milhões de portadores da doença de Alzheimer em todo mundo e um milhão e duzentos mil no Brasil. Depois de sua exposição, houve tempo para perguntas e esclarecimentos.
O bispo diocesano, Dom José Gislon, visitou o grupo, manifestando seu apreço pelo trabalho da Pastoral da Saúde e ressaltou a importância do cuidado pelos doentes e idosos, bem como da prevenção das doenças.
O fisioterapeuta do Hospital de Caridade, Diego Tappia, falou dos benefícios da atividade física permanente e realizou alguns exercícios com os participantes.
O padre Olírio Streher, Pároco da Paróquia Santo Antonio de Jacutinga, falou da espiritualidade como a força interior que leva à ação e conduziu momento de oração em forma de leitura orante da Palavra de Deus, no espírito do tempo pascal.
Por fim, houve apresentação artística do Grupo Vocal e Instrumentista do Cecris, que tem o acompanhamento da professora Avenir Bez e do maestro Carlos Baú.

 

Leia também

Publicidade

Publicidade

Blog dos Colunistas

;