Publicidade

Geral

Sol deve predominar a partir de domingo na região

Umidade também baixa neste final de semana

Umidade dos últimos dias vai baixar nos próximos
Por Edson Castro
Foto Fernando Genro

Depois de quase 10 dias em que a umidade esteve acima dos 90% na região do Alto Uruguai, de acordo com dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), deve haver menor intensidade a partir deste domingo (5).

Segundo aponta o próprio Instituto, a expectativa é que o tempo comece a melhorar a partir da tarde deste sábado (4). Com isso, ao menos até a próxima terça (7), a umidade relativa do ar deve ser bem menor que nos últimos dias.

Para o Alto Uruguai, o observador meteorológico da Embrapa Trigo, Ivengdonei Sampaio, ressalta que ainda pode haver chuva fraca na manhã deste sábado em diversos pontos. Ao menos até o próximo dia 10, segundo ele, não há perspectivas de chuva intensa e nem queda acentuada de temperatura.

As mínimas devem ficar entre 10 e 11 graus centígrados nos próximos dias, com máximas passando dos 20ºC.

Fim do inverno

De acordo com Ivegndonei Sampaio, o restante do mês de agosto deverá ser marcado por temperaturas amenas. “Não deveremos estar muito fora do padrão para esta época do ano. O que se nota, é um movimento para termos a influência de El Niño a partir do fim do inverno e início da primavera”, revela.

El Niño significa maior quantidade de chuvas. Para Sampaio, os efeitos maiores do fenômeno deverão ser sentidos em setembro. “Os primeiros prognósticos indicam chuvas acima da média na primavera. Porém, para o final do inverno, deve ficar dentro do previsto”, completa ele.

Leia também

Publicidade

Blog dos Colunistas