Publicidade

Região

Horta comunitária de Jacutinga é reconhecida na região

Horta Comunitária de Jacutinga é um exemplo a ser seguido
Por Assessoria de Imprensa
Foto Divulgação

O projeto Horta Comunitária de Jacutinga é reconhecida na região. Na tarde da última quarta-feira (15), a Horta Comunitária recebeu a visita de diversos grupos de entidades da região Alto Uruguai. O objetivo da visita foi conhecer como o município utiliza esse espaço junto à comunidade.  Segundo a responsável pela Secretaria de Assistência Social Loides Trevisol, hoje são 15 mulheres que atuam no projeto, aprendem a cultivar hortaliças e verduras que são comercializadas com acompanhamento da secretaria.
A Horta Comunitária de Jacutinga é referência na região, conforme a professora Sônia B. Balvedi Zakrzewski da URI, que falou sobre o coletivo educador, Jacutinga é um dos municípios da região que incentivam e propiciam um espaço para o cultivo de hortaliças, e que esse projeto deve ser copiado, pois há sem dúvidas grandes benefícios.
A extensionista Nadia explicou aos presentes sobre a importância na sociedade de um projeto como esse e das oportunidades geradas.
Durante a visitação estudantes de universidades, representantes da Emater de Jacutinga e da região, além de autoridades locais e regionais foram recepcionados pelo responsável da horta Adelcino Bordin, que se empenhou para tirar dúvidas e mostrar como o trabalho é realizado. Falou sobre o local onde foi construída a horta, e deu explicações sobre mudas e sementes plantadas nos canteiros. Adelcino Bordin que coordena a horta comunitária lembrou o início do trabalho em 2001, as dificuldades enfrentadas e os bons resultados que já foram obtidos.
O chefe da Emater de Jacutinga Derli Dalasta também acompanhou a visita a Horta Comunitária e destacou que a comunidade tem entendido a importância do trabalho da assistência social do município e as oportunidades que a prefeitura está oferecendo para proporcionar trabalho às famílias jacutinguenses. 
O prefeito Beto Bordin demonstrou satisfação em constatar o ótimo trabalho social que as equipes da Secretaria Municipal de Assistência Social estão realizando na horta e que tem apresentado bons resultados. Destacou também as atividades e cursos que são oferecidos e a preocupação da administração com relação ao incentivo de ampliar a renda das pessoas do município, o que promove a inclusão à cidadania de todos no município. Por fim, Bordin elogiou a horta, muito bem cuidada e que está fornecendo alimento e renda extra para pessoas da comunidade e agradeceu aos envolvidos neste projeto e as entidades parceiras como a URI e Emater. 

 

Leia também

Publicidade

Blog dos Colunistas