13°C
Erechim,RS
Previsão completa
0°C
Erechim,RS
Previsão completa

Esportes

Gaúcho de Rali consagra primeiros campeões da temporada 2018

Prova em Ipiranga do Sul antecipou disputa em duas categorias num dos ralis mais rápidos do ano

teste
Fabio Dall Agnol e Marcelo Dalmut.jpg
Cristiano Beus e Francli Fusinato
Elton Palkewich eBruna Giaretta
Ricardo Oro e Luis Felipe Trentin.jpg
Por Asscom
Foto Edson Castro

Festa antecipada! Desta maneira terminou o rali de Ipiranga do Sul, disputado neste sábado, 28, e que marcou a sexta etapa do Campeonato Gaúcho de Rali de Velocidade. Para três equipes, a prova valia muito mais que apenas tentar vencer, era a possibilidade de conquistar de maneira antecipada o título da temporada.

E não poderia ter vindo de maneira mais feliz a conquista das duplas Fábio Dall Agnol/Marcelo Dalmut (RC2N – 4x4), Cristiano Beus/Francli Fusinato (RC3 – 4x2) e para Elton Palkewich/Bruna Giaretta (RC5 – 4x2). Eles venceram a etapa de Ipiranga do Sul e ao final puderam soltar o grito de “é campeão”.

Conquista 100% 4x4

Dall Agnol e Dalmut, da equipe ACSA Rally Team (Erva-mate Cristalina/Posto de Molas Erechim, com financiamento da Secretaria de Estado da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, por meio do Pró-esporte RS - Lei de Incentivo ao Esporte), inclusive venceram no geral do rali com o melhor tempo em 50min19 após 95 quilômetros de prova, todos em estradas de terra.

“Foi um belo rali e nós fomos felizes de poder andar bem, o carro estava muito bom, desde o início conseguimos manter um bom ritmo e o resultado foi a vitória e a conquista do título por antecipação”, disse o piloto. Vale ressaltar, que em 2018, a dupla venceu todas as etapas até agora do Campeonato Gaúcho.

“Foi uma corrida muito especial onde conseguimos vencer um rali muito rápido. Acredito que conseguimos fazer uma boa prova novamente e satisfeitos, claro, também com a conquista do título”, amplia Marcelo Dalmut.

Ufa, o título veio

Beus e Fusinato, do time Beus Rally Team (Climasul Ar Condicionados, Clenir Maria Ateliê, Akmos, Visual Modas, Gisele Herek Consultoria, Expressão Comunicação Visual), chegaram em Ipiranga já com boa vantagem na liderança e apenas consolidaram a conquista do título em mais uma prova perfeita na temporada. “Quando estávamos nos últimos cinco quilômetros eu não tinha cabeça para mais nada, não pensava mais na corrida, apenas na comemoração. Foi mais um final de semana muito feliz”, destacou.

Fusinato lembrou ainda outro bom motivo para comemorar. “Este ano eu particularmente tive duas alegrias. A primeira de vencer mais esta prova e consequentemente garantir o título e a segunda que este é um ano especial já que está para nascer minha primeira filha, então, tenho muitos motivos para comemorar”, disse.

Pé quente

Elton Palkewich teve que trocar de navegação nesta etapa. Levou Bruna Giaretta para ser sua navegadora. E “deu sorte”. A dupla venceu a prova de Ipiranga do Sul na categoria RC5 com a marca de 58min46. E com a vitória veio o título por antecipação. “Foi uma boa corrida, muito rápida, alguns pontos até complicados para os pneus homologados para nossa categoria, mas felizmente conseguimos uma vitória que nos dá o título por antecipação e quem sabe na próxima etapa, termos a possibilidade de migrar de categoria para já ir se preparando para o próximo ano”, enfatiza Elton.

Demais categorias

A prova de Ipiranga teve o retorno do time RC (Erva-mate Cristalina/Copare/Trentin Automóveis/Coulbeck/InjePro), com dois carros. E não poderia ter sido um retorno melhor. Os dois GM Celtas acabaram fazendo dobradinha na categoria RC4, a mais forte dos carros de tração 4x2.

Ricardo Oro/Luis Felipe Trentin venceram a disputa interna na equipe contra Carminatti/Marco Marini, com tempo de 52min59 contra 54min52. “Foi um rali dentro do esperado, embora alguns problemas como estouro de um pneu. No final administramos também a vantagem que havíamos conquistado. Estamos felizes também por fazer a dobradinha da equipe, certamente um dia para se comemorar”, pontuou Oro.

“Fazia tanto tempo que a gente queria fazer uma dobradinha da equipe, então nos deixa muito feliz, porque foi um rali bem difícil. E também com a pontuação desta etapa, entramos novamente na briga por título da temporada”, acrescenta Carminatti.

Demais categorias

Na categoria RC2 (4x4), vitória dos irmãos Juliano e Rafael Sartori em 50min26 de tempo nas seis especiais da prova. “Estamos felizes, poder completar uma prova importante. Estamos nos adaptando ao carro e dentro da prova fomos evoluindo, tendo ido muito bem em alguns setores”, explicou Juliano.

Na RC2N, quem também voltou foi o erechinense Milton Pagliosa, da equipe EMA Racing (EMA Silos e Secadores/Maxibus), que nesta etapa teve como navegador Eduardo Tonial. Eles completaram a prova na segunda posição, mas dando verdadeiro show para o público que foi para as especiais. “Foi muito bom voltar, fazia tempo que não andávamos e conseguimos vencer especiais, terminar a prova já foi uma vitória”, frisou o piloto.

Na categoria RCR (4x2), vitória do passo-fundense Fábio Dall Agnol com o navegador de Estação, Mateus Perin. “Uma vitória que dedico a um grande amigo que nos deixou este”, disse o piloto se referindo a Horst Wegermann, piloto que faleceu este ano depois de ter disputado as duas primeiras etapas da temporada, tendo justamente Dall Agnol como navegador.

RESULTADO DO RALI DE IPIRANGA DO SUL

Categoria RC2 – 4x4

1 – Juliano Sartori/Rafael Sartori – VW Polo MR – 50min26

Categoria RC2N – 4x4

1 – Fábio Dall Agnol/Marcelo Dalmut – Mitsubishi Lancer – 50min19

2 – Milton Pagliosa/Eduardo Tonial – Mitsubishi Lancer – 55min48

Categoria RC3 – 4x2

1 – Cristiano Beus/Francli Fusinato – Fiat Palio – 1h03min50

Categoria RC4 – 4x2

1 – Ricardo Oro/Luis Felipe Trentin – GM Celta – 52min59

2 – Carminatti/Marco Marini – GM Celta – 54min52

3 – Marcos Valandro/Dario Driessen – VW Gol – 59min37

4 – Sandro Suptitz/Robson Schuinka – VW Gol – 1h01min26

5 – Maurício Jarozeski/João Remor – VW Gol – 1h03min01

Categoria RC5 – 4x2

1 – Elton Palkewich/Bruna Giaretta – Fiat Palio – 58min46

Categoria RCR – 4x2

1 – Fábio Dall Agnol/Mateus Perin – Peugeot 206 – 1h07min52

2 – Fernando Zin/Tailor Rodrigues – Fiat Palio – 2h18min23

CLASSIFICAÇÃO DO CAMPEONATO GAÚCHO DE RALI

Categoria RC2 – 4x4

1 – Paulo Nobre/Gabriel Morales – Mitsubishi Lancer – 58p

2 – Juliano Sartori/Rafael Sartori – VW Polo MR – 38p

3 – Luiz Facco/Francis Herrero – Peugeot 208 MR – 30p (...)

Categoria RC2N – 4x4

1 – Fábio Dall Agnol/Marcelo Dalmut – Mitsubishi Lancer – 91p

2 – Milton Pagliosa/Eduardo Tonial – Mitsubishi Lancer – 49p

3 – Alexandre Horn/Gilson Yoshimura – Mitsubishi Lancer – 24p (...)

Categoria RC3 – 4x2

1 – Cristiano Beus/Francli Fusinato – Fiat Palio – 83p

2 – Rafael Karpinski/Diego Esmelindro – GM Vectra – 23p

3 – Cassiano Pomiescinski/Adriano Pomiescinski – Fiat Palio – 19p (...)

Categoria RC4 – 4x2

1 – Ricardo Oro/Luis Felipe Trentin – GM Celta – 40p

2 – Carminatti/Marco Marini – GM Celta – 39p

3 – Sandro Suptitz (piloto) – VW Gol – 33p

3 – Felipe Solimann (navegador) – Peugeot 206 – 31p (...)

Categoria RC5 – 4x2

1 – Elton Palkewich (piloto) – Fiat Palio – 69p

1 – Vitor Favaretto (navegador ) – Fiat Palio – 69p

2 – Maurício Jarozeski (pilloto) – Fiat Palio – 20p

2 – Bruna Giaretta (navegadora) – Fiat Palio – 29p

3 – Evandro Carbonera (piloto) – Fiat Palio – 7p

3 – João Remor (navegador) – Fiat Palio – 20p (...)

Categoria RCR – 4x2

1 – Fábio Dall Agnol/Mateus Perin – Peugeot 206 – 29p

2 – Fico Barros/Natasha Pedot – Fiat Palio – 26p

3 – Fernando Zin/Tailor Rodrigues – Fiat Palio – 21p (...)

Publicidade

Blog dos Colunistas