Publicidade

Região

Marcelino Ramos: Ponte será recuperada por decisão judicial

Reforma no assoalho deve iniciar na próxima terça-feira (9) e será feita em duas etapas, uma até o dia 13 e outra de 16 a 20 de outubro. Trânsito ficará interditado nesses dias

Trabalho de recuperação deverá ocorrer em toda a extensão da ponte e não apenas num determinado trec
Por Da redação
Foto Tv Bom Dia

Na próxima semana deve iniciar a recuperação do assoalho por decisão judicial da ponte de Marcelino Ramos, cartão postal da cidade e do Alto Uruguai e, também, importante ligação entre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Segundo informações do Portal de Marcelino, a decisão faz parte de uma ação movida pelo Ministério Público Federal de Erechim (MPF), com objetivo de fazer com que a concessionária Rumo Malha Sul S.A assumisse a responsabilidade dos reparos de urgência na parte rodoviária e não apenas ferroviária. 
"A Rumo ingressou com uma série de recursos na tentativa de reverter a decisão, por entender que ela era apenas responsável pela parte ferroviária. O Ministério Público insistiu nas argumentações e a Rumo acabou sendo condenada em todas as decisões", afirma o Portal.
Conforme o Portal, a novidade no caso é que esta semana a Rumo ALL, em parceria com a Associação Brasileira de Preservação de Ferrovias (Abpf), anunciou que vai fazer os reparos na ponte. De acordo com Rodrigo Dolenga, membro da Abpf, que está auxiliando nos trabalhos na região, a obra a princípio será executada em etapas, iniciando já na próxima terça-feira (9). Nesta primeira fase vai se estender até o dia 13 e depois será retomada de 16 a 20 de outubro. 
Nestes dois períodos o trânsito ficará completamente interditado para veículos. Os usuários do trecho deverão utilizar rotas alternativas, como por exemplo a balsa que faz ligação com Alto Bela Vista.  Após estas duas etapas iniciais, será avaliado os próximos períodos para continuidade dos trabalhos.
Segundo o Portal de Marcelino, serão substituídos dormentes danificados e todos os pranchões (assoalho) que estiveram danificados, haverá reaproveitamento de material que estiver em bom estado. Desta vez o trabalho deverá ocorrer em toda a extensão da ponte, e não apenas num determinado trecho. O material já está chegando na base da empresa responsável em Piratuba e os funcionários já estão planejando a operação. O trânsito ficará interrompido para veículos e também para pedestres. Em razão da obra a recomendação é para que se evite o trânsito pelo local.
"A obra é aguardada com muita expectativa é extremamente importante para o turismo local, principalmente em razão da proximidade do verão. Pela ponte passam muitos dos turistas que frequentam as termas. As condições atuais de trafegabilidade são precárias", afirma o Portal.

 

Leia também

Publicidade

Blog dos Colunistas