Publicidade

Geral

URI Erechim recebe estrangeiros para realização da prova do Celpe-Bras

Prova certifica a proficiência em Língua Estrangeira, uma exigência do governo brasileiro para que possam continuar desenvolvendo suas atividades normais no país

Prova escrita reuniu profissionais de vinte países que atuam em 10 estados brasileiros
Por Assessoria de Imprensa
Foto Divulgação

        Sessenta e dois profissionais oriundos de vários países participaram, entre os dias 1º e 05 de outubro, na URI Erechim, da prova de certificação de proficiência em Língua Estrangeira, uma exigência do governo brasileiro para que possam continuar desenvolvendo suas atividades normais no país.

        Na segunda-feira (1º), os estrangeiros realizaram a prova escrita e durante o restante da semana, em horários agendados, fizeram a prova oral, conduzida pela professora Elcemina Lúcia Balvedi Pagliosa, coordenadora do posto do Celpe-Bras da Universidade, uma das poucas do Brasil e a única particular credenciada junto ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) para aplicar a prova.

        Desenvolvido e outorgado pelo Ministério da Educação (MEC), é o único certificado de proficiência em português como língua estrangeira reconhecido oficialmente pelo governo do Brasil. Internacionalmente, é aceito em empresas e instituições de ensino como comprovação de competência na língua portuguesa e no Brasil é exigido pelas universidades para ingresso em cursos de graduação e em programas de pós-graduação, bem como para validação de diplomas de estrangeiros que pretendem trabalhar no país.

        Fizeram a prova, profissionais das mais diversas áreas, sendo que a maioria eram médicos do Programa Mais Médicos, do Governo Federal. No entanto, profissionais da engenharia, comerciantes, autônomos e até estudantes também realizaram o exame. Os participantes da prova atuam em 10 estados brasileiros e são originários de vinte países, entre os quais Cuba, Síria, Senegal, Paquistão, Haiti, Líbano, Camarões, entre outras nacionalidades.      

Leia também

Publicidade

Blog dos Colunistas