0°C
Erechim,RS
Previsão completa

Publicidade

Região

Estação participa de conferência sobre direitos da criança e do adolescente

Evento foi promovido pelos municípios de Estação, Erebango, Sertão, Ipiranga do Sul e Getúlio Vargas

A secretária de Assistência Social de Estação Silvane destacou a importância do evento
Por Assessoria de Imprensa
Foto Divulgação

A 2ª Conferência Intermunicipal dos Direitos da Criança e do Adolescente foi promovida pelos municípios de Estação, Erebango, Sertão, Ipiranga do Sul e Getúlio Vargas e foi realizada no município de Ipiranga do Sul, na terça-feira dia 23 de outubro. As conferências possibilitam o desenvolvimento de estratégias, criação e ampliação de espaços de diálogo e aprendizagem com crianças e adolescentes, promovendo a articulação de ações entre os órgãos públicos na área de atendimento na infância e da juventude.
O evento teve a participação de autoridades dos municípios envolvidos, secretários e uma significativa presença de adolescentes dos municípios promotores.
Pela manhã a especialista em Educação, Maria Olinda Stein Costa, abordou o tema central "Proteção integral, diversidade e enfrentamento das violências".  Maria Olinda ressalta que crianças e adolescente não tem apenas direitos, mas também deveres com a sociedade. Diz ainda " eles são o futuro e é importante frisar o respeito com o as diferenças e de que forma eles devem agir mediante situações que violem a integridade dos mesmos".
No evento teve ainda a apresentação artística do projeto "Descobrindo e valorizando talentos musicais", integrado por crianças e adolescentes com deficiências de Getúlio Vargas.
Durante a tarde os participantes foram divididos em grupo para debater e apresentar propostas que posteriormente serão encaminhadas pelos delegados eleitos para a X Conferência Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente.
Os principais eixos trabalhados foram garantia dos direitos e políticas públicas integradas e de inclusão social; prevenção e enfrentamento da violência contra crianças e adolescentes; orçamento e financiamento das políticas para crianças e adolescentes; participação, comunicação social e protagonismo de crianças e adolescentes; espaços de gestão e controle social das políticas públicas de criança e adolescentes. 
A secretária de Assistência Social de Estação, Silvane Gazola Tonin esteve no evento e destacou a importância de encontros como esse para debater os direitos e deveres das crianças e adolescentes.

 

Leia também

Publicidade

Publicidade

Blog dos Colunistas