Publicidade

Região

Cooperativas escolares de Campinas do Sul participaram de fórum estadual

Evento foi realizado no dia 23 de outubro em Nova Petrópolis

Evento foi realizado no dia 23 de outubro em Nova Petrópolis
Evento foi realizado no dia 23 de outubro em Nova Petrópolis
Por Assessoria de Imprensa
Foto Divulgação

As Cooperativas Escolares de Campinas do Sul (Coopacal e Uniesco) participaram do VI Fórum Estadual das Cooperativas Escolares do Rio Grande do Sul, realizado no dia 23 de outubro, no Centro de Eventos de Nova Petrópolis. O objetivo principal do evento foi integrar e compartilhar experiências vividas por mais de 100 cooperativas escolares do estado.

O evento contou com a presença de mais de 950 pessoas, tendo como mediadores,o Mestre em Psicologia da Educação, Roberto Gonçalves Martini, que trabalhou o tema Teia Cooperativa. A fala do vice-presidente da Sicredi Pioneira RS, Mario Konzen, destacou a importância dos temas trabalhados, especialmente em relação às mudanças do mundo pós-moderno e seus desafios e a responsabilidade das cooperativas escolares em auxiliar os jovens a pensar nesse futuro.

Soraia Schuttel, doutora em administração e pesquisadora em educação, destacou em sua apresentação a importância de se preparar para esse futuro e deu dicas de como fazer, frisando que o mais importante é fazer o que se gosta, e assim, buscar a felicidade. Na percepção de Soraia, a felicidade é o segredo do profissional bem-sucedido.

Na sequência, Iago Carvalho, analista de comunicação do Sistema OCB, apresentou o movimento nacional SomosCoop, destacando em sua fala a necessidade de mostrar para a sociedade por que o cooperativismo é bom.

O evento contou também, com a participação de representantes da federação de Cooperativas Escolares de Sunchales – Argentina, que socializaram suas experiencias com as cooperativas escolares do Rio Grande do Sul.

O encerramento do evento aconteceu com a apresentação das cooperativas escolares, onde cada uma apresentou um dos sete princípios do cooperativismo e como vivenciam esse princípio enquanto cooperativa.

Nesse ano as duas Cooperativas Escolares de Campinas do Sul, Coopacal da Escola Municipal Prof. AltayrCaldart e da UNIESCO da Escola EstadualGeny Telles Colpani, estiveram presentes no evento.O associado e presidente da UNIESCO João Victor Passini Soares, de 13 anos, foi quem apresentou os trabalhos e as atividades desenvolvidas pela cooperativa, abordando o 5º princípio do cooperativismo: Educação, Formação e Informação.

 A implantação da associação de alunos para fins educativos é uma iniciativa da Sicredi Norte RS/SC, através do Programa A União Faz a Vida em parceria com as Secretarias Municipais de Educação, escolas municipais e estaduais.

Uma cooperativa escolar é uma associação de estudantes com finalidade educativa, podendo desenvolver atividades econômicas, sociais e culturais em benefício dos seus associados. Amparada pela Lei nº. 8.069, de 13 de julho de 1990 do Estatuto da Criança e do Adolescente, e da Lei nº. 5.764/71, em sua essência busca formular uma proposta pedagógica com a participação dos aprendizes em atividades práticas. O projeto estimula o desenvolvimento de futuros líderes, gestores, empreendedores e cidadãos com senso de responsabilidade e participação, por meio da vivência de um modelo cooperativo sustentável.

Publicidade

Blog dos Colunistas