Publicidade

Região

Ipiranga do Sul recebe projeto para construção de reservatórios de água

Objetivo é ampliar a prática de irrigação entre os agricultores

Objetivo é ampliar a prática de irrigação entre os agricultores
Por Assessoria de Imprensa
Foto Divulgação

Ipiranga do Sul é o primeiro município da região de Erechim a executar a construção de açudes por meio do Programa Estadual de Apoio e Ampliação da Infraestrutura Rural da Secretaria do Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo do Rio Grande do Sul. O governo estadual está oferecendo a prestação de serviços mecanizados para realização das obras. O programa visa apoiar a construção de estruturas de reservação de água (açudes), para a expansão da prática da irrigação entre os agricultores.
No município serão construídos oito açudes novos, com média de 2.200 metros cúbicos de água cada um, totalizando mais de 17.600 metros cúbicos de água armazenada. 
Os projetos técnicos para construção de estruturas de reservação de água foram elaborados pela Associação Riograndense de Empreendimentos de Assistência Técnica e Extensão  Rural  (Emater/RS -ASCAR). A partir  do  estudo  de  viabilidade  técnica, econômica  e  ambiental  com  memorial  descritivo,  planta  baixa,  perfil  longitudinal,  perfil transversal,  perfil  vertedouro  e  croqui  da bacia,  acompanhamento  da  obra,  laudo  de conclusão em consonância com a legislação vigente.
O engenheiro agrônomo da Emater, Bruno Utermol avalia a execução do projeto no município. "Vemos na construção dos açudes uma oportunidade para o agricultor valorizar sua propriedade, com reservação de água, tonando assim a propriedade sustentável no que se refere a recursos hídricos, sendo possível pensar na instalação de projetos futuros de irrigação para as mais diversas culturas e potencialidades que as famílias rurais desejarem desenvolver", defende.

 

Publicidade

Blog dos Colunistas