Publicidade

Geral

Frinape 2018 comemora o centenário de Erechim

Evento ocorre de 9 a 18 de novembro no Parque da ACCIE. Solenidade de abertura oficial será dia 10 de novembro, às 10h

Frinape na edição de 2015
Por Assessoria de Imprensa
Foto Divulgação

Nestes 100 anos de Erechim, transcendemos ideias, fronteiras e somamos o melhor de cada povo que aqui chegou. É hora de celebrarmos a coragem dos nossos antepassados em uma grande festa. A Frinape 2018, de 9 a 18 de novembro.

A Frinape – Feira Regional Industrial e de Agropecuária de Erechim - é a maior mostra empresarial do Norte do Estado. É um evento multissetorial que reúne indústria, comércio, serviços, agropecuária, tecnologia, inovação, entretenimento, cultura e grandes shows. Desde a 1ª edição, no ano de 1966, a Feira tem sido realizada com a participação da comunidade regional, que busca, a cada nova edição, uma maior valorização e divulgação de seus potenciais, e alavancar não só negócios, mas, principalmente, motivação para o desenvolvimento regional.

A Frinape 2018 é promovida pela ACCIE e Prefeitura de Erechim, com apoio institucional de várias entidades. Tem como presidente Fábio Vendruscolo e Presidente de Honra o prefeito Luiz Francisco Schmidt. O Patrono é Claudionor José Mores e os homenageados são os ex-prefeitos Eloi João Zanella, Antonio Dexheimer e Paulo Alfredo Polis.

A solenidade de abertura da Frinape 2018 será realizada no sábado, 10 de novembro, às 10 horas, no Pólo de Cultura, com a presença de autoridades, convidados e imprensa.  Tendo como slogan “100 anos de sonhos e união, o Erechim que acontece”, a Frinape 2018 vai contar com mais de 400 expositores espalhados pelos Pavilhões 1, 2 e 2B - da Indústria e Comércio; da Agricultura Familiar; Fenagro; Fenamate; Cidade da Cultura; estandes externos; Salão da Inovação; espaços institucionais – ACCIE, Prefeitura, Câmara de Vereadores, Amau, Comissão Social e Imprensa. O evento vai contar com Parque de Diversões, Praça de Alimentação com lancherias e Foodtrucks e muitas outras atrações. A Feira ainda vai disponibilizar uma estrutura de cinco restaurantes no Polo de Cultura, servindo pratos da culinária Israelita, Polonesa, Italiana, Alemã e Gaúcha.

A Comissão Organizadora está estimando que um público superior a 200 mil pessoas visitará a Frinape 2018 nos 10 dias de realização do evento. A Frinape 2018 possui uma diversificada agenda de shows, que foram pensados e escolhidos de maneira a atrair um público diferenciado à feira, de todas as idades.

Uma das novidades deste ano é o aplicativo da Frinape 2018. Todas as informações da feira podem ser encontradas em um único lugar. Para isso, basta fazer o download do aplicativo oficial que está disponível para todos os celulares (IOS, Android). Outra novidade são portões abertos, sem cobrança de entrada.

Estão entre os patrocinadores oficiais da Frinape 2018 o Sicredi, a Unined Erechim, Alfa, Aurora, Banrisul, Traçado, Unicred, Uri Erechim, CDL Erechim, Inviolável, Egipol, Agricop, Copare, Cresol, MMGaboardi, Unindústria e Top Formaturas.

 

CORTE DA FRINAPE 2018

A Corte da Frinape 2018 é integrada pela Rainha Talita Stefani Lorenzetti e pelas Princesas Naíra Eliza Menegat e Patrícia Pilar Kubiak. Elas foram as vencedoras do Concurso de Escolha da Rainha da Frinape 2018, iniciado em junho deste ano, que contou com quatro avaliações: prova escrita sobre economia, cultura e história regional e das Frinapes; entrevista cultural e teste de vídeo; desfile de rua; e desfile de passarela. 

            A Corte da Frinape 2018 é completada com as princesas étnicas: Princesa Afro-brasileira: Kelly Roberta dos Santos Struns; Princesa Alemã:  Júlia Bertolla Bichoff; Princesa Israelita: Luíza Roismann; Princesa Italiana: Sabrina Dalla Rosa; Princesa Nativa: Meridielli Cristina Braga; Princesa Polonesa: Eduarda Szynkaruk Forest; e Prenda: Laura Laís Durli.

 

GRANDES SHOWS

Os grandes shows que irão se apresentar durante a Frinape 2018 são: Maiara & Maraísa, dia 10/11; Alok, 14/11, e Henrique & Juliano, 17/11. A entrada na Frinape 2018 será livre, porém quem quiser assistir a esses shows deverá adquirir ingresso nos pontos de vendas ou através da internet no site minhaentrada.com.br. Ainda na área de atrações haverá apresentação do Grupo do Bola, 16/11, e no domingo, dia 11, haverá festival infantil. Estes dois tem entrada gratuita, porém, para o show do Grupo do Bola será solicitada uma contribuição espontânea que será doada a entidades assistenciais da cidade.

A Frinape também contará com o Festival Bota Amarela, que será no palco principal: 12/11 – Coração Gaúcho e Os 4 Gaudérios; 13/11 – Chiquito e Bordoneio e Banda Passarela; e 18/11 – Os Monarcas, culminando com o encerramento da feira.

 

MESA BRASIL

Nos dias 11 (domingo), 15 (quarta) e 18 (domingo), a entrada na Frinape 2018 será mediante doação de alimentos não perecíveis. Para essa ação, está se contando com a parceria do Sesc, através do Mesa Brasil, que fará, após, a doação para entidades assistenciais de Erechim. Um gesto de solidariedade para as organizações sociais da cidade.

 

         SALÃO DA INOVAÇÃO

Uma das grandes novidades da Frinape 2018 é o Salão da Inovação, que está sob a coordenação da Comissão de Empreendedorismo, Inovação e Tecnologias, liderada por Lucas Jaskulski e Adilson Stankiewicz, e apoio de inúmeros voluntários. A programação arrojada e recheada de novidades foi pensada com foco em seis objetivos a serem alcançados: gerar negócios entre empresas, integrar entidades com a comunidade, capacitação profissional, aproximação dos jovens à educação profissional, fomentar iniciativas empreendedoras e aproximar a sociedade ao novo mundo da tecnologia e da inovação.

A localização do Salão da Inovação será o CTG Sentinela da Querência, que nesta edição da Frinape se integra ao Parque da ACCIE para a realização deste evento que contará com a participação de unidades educacionais e entidades. Entre elas estão URI, Sesc, Sesi, Senac, Sebrae, Faculdade Ideau, Uergs, IFRS, UFFS, Colégio Marista Medianeira, Incubadora Tecnológica, CDL Erechim, Sindivest, Unindústria, Sicredi e Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, entre outras. Estas organizações, além de atividades conjuntas, também estarão promovendo workshops e ações pontuais em seus estandes. Serão trabalhadas questões para geração de negócios entre empresas e capacitação profissional, assim como serão fomentadas iniciativas empreendedoras e inovadoras.

Segundo Lucas Jaskulski, entre os atrativos da programação do Salão da Inovação da Frinape 2018 estão desafio de robótica, museu do videogame, campeonato de videogame, inteligência artificial e outras iniciativas. Robôs gigantes de led estarão pelo local. Haverá debates e demonstrações sobre Eficiência Energética, O Futuro da Produção de Alimentos, Impressão 3D, Tecnologia em Alimentos, Desenvolvimento na área de informática, Educação Empreendedora, Projeto Planader, Evento de Cosplay, evento técnico da Emater e Seminário do Núcleo de Cooperativas.

Todas as noites, diferentes temáticas estarão em debate no Salão da Inovação. Empreendedorismo, startups, sucessão empresarial e inovação são alguns dos tópicos da Trilha da Inovação, que acontece sempre a partir das 19h30min, com entrada gratuita: 10/11 – Painel com Startups, 11/11 – Desafio de Pitches, 12/11 – Diversidade Organizacional e Projetos Inovadores, 13/11 – Empreendedorismo no Esporte, 14/11 – Sucessão Empresarial, 15/11 – Encontro de Gigantes, 16/11 – Transformação Digital e Inovação Sueca, 17/11 – Mulheres Empreendedoras.

 

Programação do Salão da Inovação

09.11.18 – Sexta-feira

10:00 - Stand Sebrae

10:00 - Exposição de Tecnologias

Estande SENAI

10:00 - Signo Financeiro

Estande Sicredi

14:00 - Bússola das Profissões

Estande Senac

14:00 - Atividades Desplugadas

Tecnologias Colégio Marista Medianeira

14:00 - Exposição de Tecnologias de Design e Simulação para Indústrias

Estande Ideau

14:00 - Óculos Realidade Virtual

Estande Senac

14:00 - O futuro de Erechim

Palco central

14:00 - Conhecendo o IFRS

Estande IFRS

15:00 - Execução da Viga-Vagão

Palco central

18:00 - Desenvolvimento Mobile com App Inventor

Estande IFRS

19:30 - Abertura do Salão da Inovação

Palco central - Salão da Inovação

 

 

10.11.18 - Sábado

10:00 - Exposição de Tecnologias de Design e Simulação para Indústrias

Estande Ideau

10:00 - Abertura Oficial da Frinape 2018

Hall do Polo - 1° andar - Palco Castelinho

10:00 - Desafio de Moda

Estande IFRS

10:00 - Signo Financeiro

Estande Sicredi

10:00 - Robôs de Competição

Tecnologias Colégio Marista Medianeira

10:00 - Exposição de Tecnologias

Estande SENAI

10:00 - Engenharias URI – Oficina Mini-Baja

Estande URI - Área Externa

10:00 - Desafio de Robôs – Miniaulas

Estande Ideau

14:00 - Ação Workshop sobre Plantas Alimenticias Não Convencionais (PANC’Cs) – Engenharia de Alimentos URI

Estande URI

14:00 - Conhecendo o IFRS

Estande IFRS

14:00 - Oficinas: Utilização de Plantas Alimenticias não-convecionais

Estande UERGS

14:00 - Desafio de Robôs

Palco central

15:00 - Oficinas: Construa o seu Terrário

Estande UERGS

16:00 - Oficinas: Usando a criatividade com tintas naturais

Estande UERGS

17:00 - Oficina: Construindo composteiras em pequenos espaços

Estande UERGS

18:00 - Oficinas do Projeto: Disperce essa ideia

Estande UERGS

18:30 - Workshop sobre Tecnologias Acessíveis para Pequenas e Médias Empresas

Estande Ideau

19:30 - Painel Startups

Palco central - Salão da Inovação

19:30 - Palestra sobre Peles Oleosas e Acne Adulta

Estande Ideau

 

 

11.11.18 - Domingo

10:00 - Exposição de Tecnologias de Design e Simulação para Indústrias

Estande Ideau

10:00 - Desafio de Moda

Estande IFRS

10:00 - Signo Financeiro

Estande Sicredi

10:00 - Engenharias URI – Oficina Mini-Baja

Estande URI - Área Externa

10:00 - Exposição de Tecnologias

Estande SENAI

13:00 - Minecraft Edu

Tecnologias Colégio Marista Medianeira

14:00 - Oficina Aplicada ao Empreendedorismo – Torre de palitos – Administração da URI

Estande URI

14:00 - Oficinas: Utilização de Plantas Alimenticias não-convecionais

Estande UERGS

14:00 - Lixo Zero – Uma atitude cidadã

Palco central

14:00 - Conhecendo o IFRS

Estande IFRS

14:00 - Aplicativo Help Tour

Estande Senac

15:00 - Iniciação Científica

Tecnologias Colégio Marista Medianeira

15:00 - Oficinas: Construa o seu Terrário

Estande UERGS

16:00 - Oficinas: Usando a criatividade com tintas naturais

Estande UERGS

16:00 - Aplicativo Help Tour

Estande Senac

17:00 - Oficina: Sacolas Recicladas

Estande UERGS

17:00 - Eficiência Energética

Estande IFRS

17:00 - Tema: Prepare-se para o futuro com ações presentes

Estande Sicredi

19:00 - Oficina: Construindo composteiras em pequenos espaços

Estande UERGS

19:30 - Desafio de Pitches

Palco central - Salão da Inovação

20:00 - Oficinas do Projeto: Disperce essa ideia

Estande UERGS

 

 

12.11.18 – Segunda-feira

14:00 - Conhecendo o IFRS

Estande IFRS

14:00 - Exposição de Tecnologias de Design e Simulação para Indústrias

Estande Ideau

14:00 - Workshop: Inovação em Modelos de Negócios – Engenharia da Produção da URI

Estande URI

14:00 - Desenvolvimento de Jogos Mobile com HTML5 e Javascript

Estande IFRS

14:00 - Palestra com Ph.D Paulo César de Faccio Carvalho

Palco central

14:00 - Exposição de Tecnologias

Estande SENAI

14:00 - Signo Financeiro

Estande Sicredi

14:00 - Projetos Inovadores

Tecnologias Colégio Marista Medianeira

14:00 - Erechim Moda Show

Estande IFRS

16:00 - Impressão 3D: Projetos e Aplicações

Estande IFRS

17:00 - Tecnologia em Alimentos

Palco central

17:00 - Tema: Prepare-se para o futuro com ações presentes

Estande Sicredi

17:00 - Tecnologias em Alimentos

Estande IFRS

17:30 - Bate Papo sobre metodologia de Canvas

Estande Sebrae

19:30 - Palestras sobre Gestão

Palco central - Salão da Inovação

 

 

13.11.19 – Terça-feira

14:00 - Conhecendo o IFRS

Estande IFRS

14:00 - Erechim Moda Show

Estande IFRS

14:00 - Signo Financeiro

Estande Sicredi

14:00 - Palestra: Normas de Biossegurança nos Espaços Estéticos sem responsabilidade médica

Estande Ideau

14:00 - Lego e a Robótica

Tecnologias Colégio Marista Medianeira

14:00 - Oficina: Sequestro do Carbono, através da geração de energia fotovoltaica

Estande UERGS

14:00 - Exposição de Tecnologias

Estande SENAI

14:00 - Inclusão de Deficientes Visuais usando NVDA

Estande IFRS

14:00 - Desafio Arduino: Integrando Tecnologias – Engenharia Elétrica URI

Estande URI

15:00 - Palestra: Permacultura e Desenvolvimento Sustentável

Palco Principal

15:00 - Oficinas do Projeto: Disperce essa ideia

Estande UERGS

17:00 - Tema: Prepare-se para o futuro com ações presentes

Estande Sicredi

17:30 - Bate Papo sobre metodologia de Canvas

Estande Sebrae

18:00 - Palestra: Normas de Biossegurança nos Espaços Estéticos sem responsabilidade médica

Estande Ideau

19:30 - Empreendedorismo no Esporte

Palco central - Salão da Inovação

 

 

14.11.18 – Quarta-feira

14:00 - Oficinas: Construção de Puffs com garrafas Pet

Estande UERGS

14:00 - Conhecendo o IFRS

Estande IFRS

14:00 - Empreendedorismo e incubação

Tecnologias Colégio Marista Medianeira

14:00 - Como Iniciar e Prosperar na Fotografia Digital

Estande Senac

14:00 - Desenvolvimento na área de informática

Palco central

14:00 - Exposição de Tecnologias

Estande SENAI

14:00 - Ação Workshop sobre Realidade Virtual e Óculos Rift – Ciência da Computação da URI

Estande URI

14:00 - Signo Financeiro

Estande Sicredi

14:00 - Exposição de Tecnologias de Design e Simulação para Indústrias

Estande Ideau

14:00 - Desenvolvimento de Software

Estande IFRS

15:00 - Educação Empreendedora

Estande IFRS

16:00 - Aplicativo cicloturismo – comitê de Inovação Senac

Palco central

17:00 - Como os agricultores adotam as tecnologias

Palco central

17:00 - Tema: Prepare-se para o futuro com ações presentes

Estande Sicredi

17:00 - Projeto Planader

Estande IFRS

17:30 - Clinica Tecnológica em Design

Estande Sebrae

18:00 - Produção de biodiesel a partir de resíduos industriais

Estande UFFS

18:00 - Empreendedorismo e incubação

Palco central

19:30 - Sucessão Empresarial

Palco central - Salão da Inovação

 

 

15.11.18 – Quinta-feira

10:00 - Aprenda a programar com Scratch

Tecnologias Colégio Marista Medianeira

10:00 - Como Iniciar e Prosperar na Fotografia Digital

Estande Senac

10:00 - Signo Financeiro

Estande Sicredi

11:30 - Os jovens e a tecnologia

Palco central

11:30 - Jovens e a Tecnologia

Palco central

14:00 - Oficinas: Construa o seu Terrário

Estande UERGS

14:00 - Exposição de Tecnologias de Design e Simulação para Indústrias

Estande Ideau

14:00 - Conhecendo o IFRS

Estande IFRS

14:00 - Ação Workshop sobre Fabricação Artesanal de Cerveja – Engenharia Mecânica e Engenharia de Alimentos URI

Estande URI

14:00 - Concurso de Cosplay

Palco central

14:00 - Exposição de Tecnologias

Estande SENAI

14:00 - Conhecendo os cursos da área de Alimentos

Estande IFRS

15:00 - Tecnologias e inovações no mundo da comunicação

Palco central

15:00 - Oficinas: Aproveitamento de pequenos espaços: construa sua Horta Vertical, utilizando mistura correta de terra

Estande UERGS

16:00 - Oficina: Construindo composteiras em pequenos espaços

Estande UERGS

16:00 - Finais do Campeonato de Videogame

Palco central

16:00 - Internet of things – IOT

Tecnologias Colégio Marista Medianeira

17:00 - Oficinas do Projeto: Empreendedorismo Kids

Estande UERGS

18:00 - Palestra: Alterações de pele e Uso de protetor solar

Estande Ideau

19:30 - Encontro de Gigantes

Palco central - Salão da Inovação

 

 

16.11.18 – Sexta-feira

10:00 - Exposição de Tecnologias de Design e Simulação para Indústrias

Estande Ideau

14:00 - Ação Oficina Projeto e Execução de Mini Pontes – Engenharia Civil URI

Estande URI

14:00 - Exposição de Tecnologias

Estande SENAI

14:00 - Conhecendo o IFRS

Estande IFRS

14:00 - Modelagem 3D e técnicas de impressão 3D

Tecnologias Colégio Marista Medianeira

14:00 - Oficinas: Construção de Puffs com garrafas Pet

Estande UERGS

14:00 - Trilhatec

Palco central

14:00 - Idiomas – Gameficação

Estande Senac

14:00 - Signo Financeiro

Estande Sicredi

15:00 - Oficinas: Aproveitamento de pequenos espaços: construa sua Horta Vertical, utilizando mistura correta de terra

Estande UERGS

16:00 - Oficina: Identificação de Plantas Medicinais

Estande UERGS

17:30 - Talk sobre Marketing e Vendas

Estande Sebrae

18:30 - Workshop sobre Projeto Integrado e Indústria 4.0: Opções tcnológicas para o Empreendedorismo local

Estande Ideau

19:30 - Painel Inovação

Palco central - Salão da Inovação

 

 

17.11.18 - Sábado

10:00  - Exposição de Tecnologias em Engenharia – Engenharias da URI

Estande da URI

10:00  -  Exposição de Tecnologias de Design e Simulação para Indústrias

Estande Ideau

10:00 - Drones

Tecnologias Colégio Marista Medianeira

10:00 - Exposição de Tecnologias

Estande SENAI

10:00 - Engenharias URI – Oficina Mini-Baja

Estande URI - Área Externa

14:00 - Arena de Drones

Palco central

14:00 - Oficinas: Utilização de Plantas Alimenticias não-convecionais

Estande UERGS

14:00 - Signo Financeiro

Espaço Sicredi

14:00 - Conhecendo o IFRS

Estande IFRS

14:00 - Conhecendo o IFRS

Estande IFRS

14:00 - Ação Oficina Produção de álccol gel – Engenharia Química da URI

Estande URI

14:00 - Lego e a Robótica

Palco central

15:00 - Oficinas: Construa o seu Terrário

Estande UERGS

16:00 - Oficinas do Projeto: Disperce essa ideia

Estande UERGS

17:00 - Como Chegar ao Sucesso em Qualquer Lugar do Mundo

Palco central

19:30 - Mulheres Empreendedoras

Palco central - Salão da Inovação

 

 

18.11.18 - Domingo

10:00 - Lego e a Robótica

Tecnologias Colégio Marista Medianeira

10:00 - Engenharias URI – Oficina Mini-Baja

Estande URI - Área Externa

10:00 - Signo Financeiro

Estande Sicredi

10:00 - Exposição de Tecnologias

Estande SENAI

10:00 - Exposição de Tecnologias em Engenharia – Engenharias da URI

Estande da URI

13:00 - Robôs de Competição

Tecnologias Colégio Marista Medianeira

14:00 - Areia de fundição em materiais cerâmicos e asfálticos

Estande UFFS

14:00 - Oficinas: Utilização de Plantas Alimenticias não-convecionais

Estande UERGS

14:00 - Remoção de corantes em efluentes

Estande UFFS

14:00 - Aprenda a programar com Scratch

Tecnologias Colégio Marista Medianeira

14:00 - Caixa de areia interativa: simulação de relevo

Estande UFFS

15:00 - Oficinas: Construa o seu Terrário

Estande UERGS

16:00 - Oficina: Sacolas Recicladas

Estande UERGS

17:00 - Oficinas do Projeto: Disperce essa ideia

Estande UERGS

Publicidade

Blog dos Colunistas