Publicidade

Região

Tarde de campo socioassistencial reúne produtores em Estação

A atividade foi promovida pela Emater com a parceria da Prefeitura e da unidade do Sicredi de Estação

Técnico Vilmar Tonello
Gerente agencia INSS de Getulio Vargas Antonio Torriani
Por Assessoria de Imprensa
Foto Divulgação

Cerca de cem pessoas participaram da Tarde de Campo Socioassistencial voltada para atividade de Segurança e Soberania Alimentar, em Estação, na segunda-feira (6), sediada na propriedade da família Scheuchuk. A atividade foi promovida pela Emater com a parceria da Prefeitura e da unidade do Sicredi de Estação.

Os participantes receberam as boas-vindas do produtor Galbari, acompanhado da esposa Carmem, das filhas Aline e Carine e da netinha Ana Luiza, que agradeceu em nome da família Scheuchuk. Também deram as boas-vindas o gerente regional da Emater/RS-Ascar de Erechim, Gilberto Tonello, e a vice-prefeita Maria Helena Tonin.Tonello agradeceu a equipe do Escritório Municipal de Estação, integrada por Marisa Secco e Cesar Panno, bem como os extensionistas Vilmar Tonello e Roseli Bonesso, e o gerente da agência do INSS, Antonio Torriani, pelas orientações aos produtores nas estações.

Tonelloagradeceu à família, aos produtores, à prefeitura e ao Sicredi, e á supervisora microrregional Fernanda TaccaAngonese, destacando a importância do aproveitamento dos alimentos produzidos na propriedade, que garantem mais saúde para as pessoas. A vice-prefeita também cumprimentou a família, os produtores e agradeceu a parceria da Emater/RS-Ascar. A propriedade denominada como Recanto da Família foi elogiada pela beleza e cuidados.

Em uma das estações, a extensionista social Roseli Bonesso orientou na prática sobre o Processamento artesanal de sucos de frutas. Roseli explicou o aproveitamento das frutas, a higienização, processamento, armazenagem, maturação ideal da fruta para suco, entre outros processos. “É importante seguir o processo e manter as propriedades nutricionais da fruta e utilizar principalmente frutas da estação”, observou.

Em outra estação, o técnico Vilmar Tonello repassou orientações sobre Desidratação de frutas e plantas. Ele explicou os procedimentos para secagem artesanal de temperos, chás e frutas. Dentre as frutas estavam o figo cristalizado e em passas, caqui, marmelo, mirtilo, mamão, uva, ameixa, tomates seco e chá de camomila. Além do processo de secagem artesanal de frutas e chás, Tonello chamou atenção para as diversas opções de mercado e renda que as frutas cristalizadas podem trazer à família como mais uma alternativa de renda.

Os direitos previdenciários, entre eles a aposentadoria rural, foram abordados pelo gerente da agência do INSS de Getúlio Vargas, Antonio Mauri Torriani. Ele explicou sobre documentação, tipos de aposentadorias, além de sanar dúvidas dos produtores sobre o assunto.

No espaço da unidade do Sicredi houve sorteio de brindes, coordenados por Francieli Brandelise Biazin e Deniele Ugolini. O evento encerrou com a degustação de sucos produzidos na demonstração, das frutas cristalizadas e secas e com um lanche. A extensionsita Marisa Secco agradeceu a todos em nome do Escritório Municipal de Estação.

Publicidade

Blog dos Colunistas