Publicidade

Região

Emater orienta produção de hortaliças e pomares no Lar dos Idosos

Atividade foi realizada em Getúlio Vargas

Lar do Idoso em Getulio VArgas Orientação ao funcionario do Lar do Idoso Valdir Sartori
Por Assessoria de Imprensa
Foto Divulgação

O Lar dos Idosos Sociedade Getuliense de Amparo aos Idosos de Getúlio Vargas atende 28 internos, com idade entre 33 anos e 94 anos, com cuidados durante as 24 horas do dia. “Apesar de toda a infraestrutura das instalações e da equipe profissional, com atendimento prestado por assistente social, psicóloga, nutricional, educadora física, enfermagem, entre outros serviços, num total de 25 funcionários, nada é comparado ao carinho da família”, avalia a presidente da instituição, Sonia Maria Tonial, ao destacar a fundamental presença e participação dos familiares juntos aos idosos. Sonia observa ainda a importância de as pessoas conhecerem a funcionalidade da casa para desmitificar a ideia de que o espaço é um local “de abandono”.

Nestes 30 anos de existência, o Lar do Idoso conta com o apoio da comunidade e de parcerias. “Este apoio da comunidade e de entidades é fundamental para o funcionamento da casa. Sem ele, enfrentaríamos muitas dificuldades. Nesta parceria de vários anosestá a Emater/RS-Ascar, que presta Assistência Técnica no plantio e cultivo da hortacom estufa e do pomar, cujas mudasforam doadas pelo viveiro Tonial Mudas”, destaca a administradora, Adriana Sander.

Os técnicos Alencar Balestrin e Renato Moresrepassam as orientações técnicas para o funcionário Valdir Sartori, que realiza os cuidados no dia a dia da horta e dos pomares.  Na horta com estufa são produzidos vegetais e legumes, como alface, beterraba, cenoura, pepino, mandioca, abóbora e moranga, entre outros.Toda a produção de verduras é orgânica e é suficiente para o autoconsumo dos internos. Os pomares são diversificados na produção de frutas como pêssego, laranja, kiwi, limão, lima e caqui. “Este trabalho significa a nossa satisfação profissional, aliada às necessidades da entidade para valorização de seus projetos de produção”, avalia o extensionista do Escritório Municipal da Emater/RS-Ascar de Getúlio Vargas, Renato Mores.

O Lar dos Idosos está aberto à visitação dos familiares diariamente, das 15h30 às 17h, inclusive nos finais de semana. A entidade tem capacidade para 40 pessoas. Com os recursos provindos das mensalidades dos internos é mantida a parte administrativa, explica Sonia. Para complementar os recursos para manter a entidade são realizados eventos e pedágios, entre outras ações. Mesmo com ajuda da comunidade, a situação financeira ainda preocupa o Lar dos Idosos para manutenção e reformas da entidade. Uma parte das reformas já foi realizada com recursos da Vara de Execução Criminais da Comarca de Getúlio Vargas. As pessoas interessadas em fazer doações podem entrar em contato pelo fone (54) 3341-1382.

Publicidade

Blog dos Colunistas