0°C
Erechim,RS
Previsão completa

Publicidade

Região

Indígenas caingangues participam de capacitação em Benjamin Constant do Sul

Benjamin
Por Assessoria de Imprensa
Foto Divulgação

A Emater/RS-Ascar realizou uma capacitação para os indígenas caingangues da comunidade de Votouro, em Benjamim Constant do Sul, na quarta-feira (21/11), sobre Políticas Públicas e Defesa e Garantia de Direitos. A ação faz parte do cronograma de atividades previstas no Programa Fomento, da Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Anater), que é executado pela Emater/RS-Ascar. Participaram da atividade 110 beneficiários do Programa e comunidade em geral.

O tema foi abordado pelo secretário de Assistência Social de Benjamin Constant do Sul, Airton Franceschi, que relatou sobre os direitos e deveres das famílias participantes do Programa de Fomento. Bruna Piassa, do Centro de Referência e Assistência Social (Cras), falou sobre o Programa Bolsa Família e reforçou a importância de os beneficiários manterem o cadastro atualizado para manutenção do benefício. A engenheira agrônoma do Escritório da Emater/RS-Ascar de Benjamin Constant do Sul, Andreia Maccari, falou sobre as Políticas Públicas que visam garantir e colocar em prática direitos que são previstos na Constituição Federal a cada cidadão.

A atividade foi acompanhada pela coordenadora estadual do Projeto da Anater, Mariana de Andrade Soares, e pela assistente técnica regional Social de Erechim, Nadia Magali Farina da Rosa. Elas contribuíram reforçando que o programa será executado Emater/RS-Ascar até 2020.

O projeto de fomento tem como objetivo levar Assistência Técnica e Extensão Rural e Social (Aters) à indígenas, quilombolas e pescadores artesanais, beneficiando 1.500 famílias em situação de extrema pobreza no Rio Grande do Sul. Os recursos provêm da Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário (Sead). Na Terra Indígena Votouro, 140 famílias caingangues estão sendo atendidas pelo Projeto da Anater.  Com o fomento de R$ 2.400,00, o beneficiário executa seu projeto produtivo com orientação técnica e acompanhamento da Emater/RS-Ascar.

Publicidade

Publicidade

Blog dos Colunistas