Publicidade

Região

Aratiba participa de Fórum Gaúcho de combate aos impactos dos agrotóxicos

Evento foi realizado em Passo Fundo

Aratiba participa de Fórum Gaúcho de combate aos impactos dos agrotóxicos
Por Assessoria de Comunicação
Foto Divulgação

No último dia (30) representante da Administração Municipal e do SUTRAF  participaram do Fórum Gaúcho de Combate aos Impactos dos Agrotóxicos.  O principal objetivo foi dialogar debater e discutir as questões que envolvem os efeitos dos agrotóxicos na saúde pública e no meio ambiente, além de debater a conscientização frente aos malefícios do uso indiscriminado dos agrotóxicos.

De acordo com o palestrante, Renato Zanella, da Universidade Federal de Santa Maria  (UFSM) , “muitas das intoxicações não são notificadas e muitos ainda não buscam a rede pública de saúde com os sintomas, mas fazem parte dos possíveis a ficarem adoecidos pelos efeitos desses químicos. Estudos apontam que aumento de casos de câncer e de suicídio se associam ao uso ou efeito dos agrotóxicos no ambiente”.

O Governo Municipal preocupado com a Saúde, o bem- estar e a qualidade de vida da população e ciente de que a busca por uma alimentação saudável cresce cada vez mais a cada dia que passa desenvolve políticas públicas que auxiliam na prevenção e combate as doenças causadas pelo hábito alimentar, por isso, através da Secretaria Municipal de Agricultura e em parceria com as demais entidades municipais está desenvolvendo em sua gestão o Projeto Incentivo à produção e ao consumo de alimentos orgânicos. O  projeto já conta com 45 produtores certificados pela rede Ecovida que encontraram na agricultura orgânica além de promover a saúde de seus familiares e posteriormente á de  dos consumidores dos produtos, uma nova fonte de renda e um incentivo a mais para permanecer com suas atividades no campo.

O evento também complementou a palestra da Dra. Claudia Petry durante a programação da Campanha Rosa Azul desenvolvida no Município de Aratiba a qual tratou sobre o tema “Alimentação e sua relação com a saúde”.

Leia também

Publicidade

Blog dos Colunistas