0°C
Erechim,RS
Previsão completa

Publicidade

Região

“Nosso eixo principal é cuidar de cada itatibense”

O município de Itatiba do Sul completou 54 anos de emancipação política e administrativa no dia de ontem (10). Segundo a prefeita de Itatiba do Sul, Adriana Kátia Tozzo, o município vive momento de muita união entre a população

O município de Itatiba do Sul completou 54 anos de emancipação política e administrativa
Prefeita Adriana Katia Tozzo
Por Ígor Dalla Rosa Müller
Foto Divulgação

O município de Itatiba do Sul completou 54 anos de emancipação política e administrativa no dia de ontem (10). Segundo a prefeita de Itatiba do Sul, Adriana Kátia Tozzo, o município vive momento de muita união entre a população, e pouco a pouco está colocando em prática os objetivos principais do governo municipal: “manter um governo com muita participação popular, tendo como eixo principal cuidar de cada itatibense”, diz.  

Segundo Adriana, o município vem desenvolvendo programas na agricultura, com objetivo de incrementar a produção agrícola, tendo em vista que a agricultura familiar é a base econômica de Itatiba do Sul. No entanto, sem descuidar das ações na educação, saúde e no desenvolvimento social.  

Desafio

O grande desafio continua sendo o acesso ao munícipio de Itatiba do Sul. Conforme Adriana, a ERS 137 desde o ano passado não recebe manutenção, patrolamento, e está num estado de conservação bastante precário, dificultando o trânsito, bem como, o comércio e a indústria. “São 27 quilômetros de estrada de chão, divididos entre o município de Itatiba do Sul e Barão de Cotegipe”, diz.

“Hoje, seria bem difícil ter recursos para fazer os 12 quilômetros de asfalto que pertencem ao município, em torno de R$ 12 milhões. É claro que se tivesse o apoio do governo estadual com 60% desse valor, o município teria condições de arcar com a outa parte. No entanto, de nada adiantaria se Barão de Cotegipe não fizesse os 15 quilômetros que restam do trajeto, o governo teria que construir isso com os dois municípios”, afirma.

Estratégias

Conforme a prefeita, a dificuldade de acesso torna ainda mais complicado atrair uma grande indústria para o município, o que é muito importante e gera empregos, “porém, o retorno de ICMS da indústria é sobre o lucro presumido desta empresa”, diz.  

Na agricultura é diferente, o retorno do ICMS é feito pela produção do agricultor. “Então, se incrementar e melhorar a produção agrícola do município, conseguir fazer a transformação dos produtos, como é o caso das agroindústrias, vamos levar renda para as famílias do campo, favorecer a permanência do jovem no meio rural e, consequentemente, o município vai aumentar o retorno do ICMS”, explica. Itatiba do Sul tem uma população de 3650 habitantes e um orçamento anual de R$20 milhões.

Emancipação

A prefeita afirma que a emancipação foi positiva, porque possibilitou a população ter o governo mais próximo. “E todo governo quanto mais próximo da população mais trabalha para resolver as questões do município”, diz.

Ela comenta que nesses 54 anos houve muita dedicação de todos os prefeitos, vice-prefeitos, secretários municipais, vereadores, lideranças, entidades, que tem trabalhado, ano após ano, juntos, para construir o município. “Hoje me orgulho muito de estar à frente do Executivo municipal”, diz.

Redistribuição de riquezas  

Segundo Adriana, é cada vez maior a responsabilidade dos municípios, pela proximidade que se tem com as pessoas, e porque a população vê que os outros entes federados não resolvem. “Então, o município precisa resolver, isso se dá em todas as áreas, seja na infraestrutura, saúde, educação, geração de renda”, afirma.

O Pacto Federativo, o retorno dos impostos, deveria ser maior para os municípios. “Com certeza teríamos menos dificuldades de colocar em prática os projetos de desenvolvimento”, afirma. Hoje, a maior parte dos impostos ficam no governo federal e estadual, “para o município sobra todo o trabalho para ser realizado sem recurso”.  

A prefeita explica que a distribuição do “bolo” passaria não somente pelo aumento dos recursos aos municípios, mas também por uma distribuição por número de habitantes.

Convite

Adriana convida toda a população para que participe e comemore os 54 anos de Itatiba do Sul. A programação iniciou, na tarde de ontem, na Praça Léo Batisteli, reunindo brinquedos para as crianças, mateada, e à noite houve cinema na praça. Na sexta-feira (12) vai ocorrer a mostra da agricultura familiar. Até a primeira quinzena de maio haverá programação voltada para a população. “Para demonstrar nosso carinho e admiração por cada itatibense, e um forma de retribuir o seu trabalho, que ao longo de sua história tem construído Itatiba do Sul”, afirma. Ela convida a todos, também, para o jantar da agricultura familiar, evento já tradicional na região. “Em que são servidos os alimentos produzidos em Itatiba do Sul pelos nossos agricultores e agricultoras”, diz.

Publicidade

Publicidade

Blog dos Colunistas