0°C
Erechim,RS
Previsão completa

Publicidade

Região

Reserva Indígena de Charrua celebra Semana do Índio 2019

Reserva Indígena de Charrua celebra Semana do Índio 2019
Por Assessoria de Imprensa
Foto Divulgação

Em comemoração ao Dia Nacional do Índio, que é celebrado em 19 de abril, a Reserva Indígena do Ligeiro, de Charrua, realizou uma série de atividades de 15 a 21 de abril. Intitulada como "Semana do Índio 2019", os eventos foram promovidos pelo cacique Marciano Palhano, liderança indígena e pela Associação Indígena Ligeiro Coj Mag, com o apoio da Prefeitura de Charrua. Confira os eventos desenvolvidos:

 

Ação Integrada de Saúde e mateada

Para melhorar e ampliar os serviços de saúde oferecidos à comunidade indígena foi promovida, na quinta-feira (18/04), na Quadra Coberta da comunidade, uma Ação Integrada de Saúde. Foram realizados trabalhos de prevenção à saúde sexual, atendimentos em saúde bucal, busca ativa de agravos, testes rápidos para detecção das infecções sexualmente transmissíveis, vacinação contra a gripe e avaliação nutricional. Além da equipe de saúde da Unidade Básica de Saúde da Reserva Indígena do Ligeiro, profissionais da Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai), de Passo Fundo, participaram da atividade. Na oportunidade, também, foi realizada uma mateada comemorativa ao Dia do Índio, com a distribuição de pipoca e erva-mate e apresentações artísticas.

 

Cultos de ação de graças e apresentações

Na noite de sexta-feira (19) e sábado (20) foram realizados cultos de ação de graças, com a presença de pastores e cantores convidados. Apresentações artísticas também fizeram parte da programação nas duas noites.

 

Festa comemorativa

O ponto alto das festividades foi no domingo (21) com a tradicional festa, que iniciou pela manhã, com pronunciamento de autoridades e apresentações artísticas, que evidenciaram a cultura do povo Kaingáng. Ao meio-dia, cada morador recebeu um espeto de churrasco, pães e refrigerantes para levar para casa, e um almoço de confraternização ocorreu no salão comunitário para convidados. A tarde ocorreram jogos de futebol e diversões populares.

 

 Entrega de equipamentos agrícolas

Durante as comemorações, a Prefeitura Charrua realizou a doação de um trator agrícola e duas plantadeiras de cereais para a Associação Indígena Ligeiro Coj Mag (Asigma). Os equipamentos serão utilizados para o desenvolvimento de trabalhos relativos a produção agrícola na comunidade indígena, como o plantio de culturas de inverno e verão, preparo de terra, entre outros trabalhos necessários, para incrementar a renda e a qualidade de vida das famílias.

 

Escolha da Garota Indígena 2019

Para representar a beleza e promover a cultura indígena, na noite de domingo (21/04), foi realizada a escolha da Garota Indígena 2019. Participaram da disputa sete meninas que passaram pela avaliação com desfile de passarela com trajes típicos. As escolhidas, que continuarão no posto até abril de 2020, foram: rainha Chaiane Silveira Cardoso, 1ª princesa Kaiane Ribeiro e 2ª princesa Tovania Candinho. A comissão avaliadora foi formada pelo prefeito Valdésio Roque Della Betta, primeira-dama Dirce Della Betta, vereador Ari Domingos, professora Neusa Ferreira e pela servidora pública Laídes Rosa. Logo após a escolha, ocorreu show baile com Banda Lirio’s, encerrando a programação da Semana do Índio 2019.

Leia também

Publicidade

Publicidade

Blog dos Colunistas