0°C
Erechim,RS
Previsão completa

Publicidade

Geral

Programação especial marca comemorações da Paróquia São José

Em cada uma das 40 missas especiais está sendo colocado uma peça do mosaico de centenário
Por Amanda Mendes
Foto Divulgação

No ano passado, em meio as comemorações do centenário de emancipação político-administrativa de Erechim, a Paróquia São José já começou a preparar uma programação especial em homenagem aos 100 anos de atuação na comunidade local e regional. 
As festividades, que tem a grandeza da história da Paróquia, iniciaram em 19 de agosto de 2018 e terminará com uma celebração especial no dia 18 de agosto deste ano. 
Conforme o padre Alvise Follador, pároco da Paróquia, a caminhada de celebrações marca e realça a história da Paróquia. "Estamos comemorando diversos momentos que foram essenciais para a construção de nossa história, bem como, das nossas vidas e nossa atuação junto ao povo de Deus", reforçou padre Alvise.
A Paróquia da então "Boa Vista do Paiol Grande", foi criada em 1919 pelo bispo de Santa Maria, Dom Miguel de Lima Valverde, sob a proteção de São José, possui uma trajetória significativa na história de Erechim, como uma das percursoras na vida religiosa e de evangelização católica do município. São José também carrega o título de padroeiro de Erechim.
Neste sentido, a programação que está sendo desenvolvida recupera fatos históricos relevantes, como é o caso de Santo Antônio, que foi homenageado na primeira capela católica (capitel) da localidade, inaugurada no dia 13 de junho de 1913 e construída por iniciativa da benemérita pioneira Elisa Vacchi. Assim, o calendário conta com uma missa especial no dia 13 de junho, com benção dos tradicionais pães de Santo Antônio e partilha de alimentos não perecíveis.  
Com isso, ao longo do ano, a comunidade está revivendo momentos importantes para a história católica em âmbito local e regional. "Essas comemorações estão ocorrendo em um processo que conta com uma caminhada extensa e culmina na grande celebração que será realizada no dia 18 de agosto, às 17h, na Catedral São José, marcando o aniversário de 100 anos da Paróquia", pontuou o padre Alvise. 
Outro aspecto importante do planejamento comemorativo é a construção de um mosaico com a imagem do padroeiro e da logomarca do centenário. "Estamos montando um quebra-cabeça com 40 peças e em cada uma das 40 missas especiais, uma peça é colocada no mosaico", destacou o padre.  
Alvise ressaltou ainda, que materiais foram produzidos para registrar a história da paróquia, bem como, uma oração especial, um livro de cantos e o hino do centenário que foi composto pelo padre José Carlos Sala. "Desejamos que a experiência do jubileu transforme nossas vidas, nossas famílias e comunidade a sermos alegres discípulos missionários de Jesus Cristo, em uma Igreja em saída", concluiu o padre Alvise.

Confira a programação 
Maio 
Sábado (18), 16h: Missa com as capelinhas domiciliares e zeladoras 
Domingo (19), 9h: Missa de Santa Maria Bernarda
Junho 
Quinta-feira (6), 18h15: Missa de São Marcelino Champagnat 
Quinta-feira (13), 18h15: Missa de Santo Antônio 
Sexta-feira (28), 14h30: Missa do Sagrado Coração de Jesus 
Julho
Domingo (21), 18h: Missa com as Paróquias Santa Luzia e São Francisco de Assis, Erechim 
Agosto 
Quarta-feira (14), 18h30: Missa com o Colégio Franciscano São José 
Quinta-feira (15), 18h30: Missa com o Colégio Marista Medianeira 
Sexta-feira (16), 14h30: Missa com o Sacramento da Unção dos Enfermos 
                            18h30: Missa com as comunidades São Caetano e Espírito Santo
Sábado (17), 16h: Missa 
                       19h30: Jantar do centenário 
Domingo (19), 9h: Missa 
                        17h: Missa Jubilar do centenário da Paróquia São José 

Leia também

Publicidade

Blog dos Colunistas