18°C
Erechim,RS
Previsão completa
0°C
Erechim,RS
Previsão completa

Região

Jacutinga: “Tem que estimular a iniciativa e o empreendedorismo do cidadão”, diz prefeito

O município de Jacutinga está completando 55 anos de emancipação política e administrativa. Segundo o prefeito, Beto Bordin, Jacutinga cresceu e se desenvolveu ao longo desse período. Ele acredita que isso se deu com a união de esforços da comunidade, que conseguiu superar as inúmeras adversidades, diferenças de pensamento e posições, e assim, prosperar. “Uma das características do nosso povo é a hospitalidade”, afirma.

teste
Segundo Beto Bordin, administração municipal está desburocratizando e modernizando os serviços públi
O prefeito ressalta que é necessário ter sapiência para decidir qual é o melhor caminho, como também
Por Ígor Dalla Rosa Müller
Foto Prefeitura de Jacutinga

O município de Jacutinga está completando 55 anos de emancipação política e administrativa. Segundo o prefeito, Beto Bordin, Jacutinga cresceu e se desenvolveu ao longo desse período. Ele acredita que isso se deu com a união de esforços da comunidade, que conseguiu superar as inúmeras adversidades, diferenças de pensamento e posições, e assim, prosperar. “Uma das características do nosso povo é a hospitalidade”, afirma.

O prefeito ressalta que todas as gestões, ao seu modo, implantaram modelos que buscassem o desenvolvimento como um todo, econômico e social. Segundo Beto, Jacutinga por estar geograficamente bem localizada tem potencial muito grande de desenvolvimento. A administração está buscando caminhos para ofertar ainda mais oportunidades de empregos a comunidade.   

O município tem aproximadamente quatro mil habitantes, um orçamento anual que gira em torno de R$ 24 milhões, economia agropecuária, com produção de soja, milho, trigo, pecuária leiteira, gado de corte, suínos, e, também, a produção de frangos, peixes e ovelhas.

Desafios

Conforme Beto, o desafio é fazer com que o município se desenvolva como um todo, pensando na permanência do trabalhador rural no campo, na vocação agrícola. “Estamos investindo em infraestrutura no meio rural e incentivando a diversificação da atividade agrícola. Melhorar a renda e o comércio da produção do campo e fazer com que o município possa mudar um pouco a sua matriz tributária”, destaca.   

Políticas de incentivo

De acordo com Beto, as políticas de incentivo envolvem, também, o setor imobiliário com o objetivo de fomentar o comércio, gerar empregos e mudar a aparência da cidade, com uma nova arquitetura. “Trazer investidores, convencer a comunidade que o município tem potencial ainda maior”, explica.  

Nota fiscal

“Temos o programa Quero-Quero Nota Fiscal que valoriza quem compra no comércio local. Quem colocar seu CPF na nota concorre a Nota Fiscal Gaúcha e, também, a outras premiações. Neste ano serão 55 prêmios para quem comprar nas empresas locais”, afirma.  O objetivo é incentivar a comunidade a comprar no comércio de Jacutinga, e valorizar esse setor com a realização de feiras e exposições.

Administração pública

Conforme Beto, o poder público tem um papel fundamental na estruturação de todos os processos, tem que estar presente, atento, e, estimular para que os empreendimentos sejam feitos no município. “Valorizar e consumir o que é produzido aqui, e isso colabora para o surgimento de novas agroindústrias, apoia as atuais e fortalece, ainda mais, o setor primário”, afirma.  

Expectativa

O prefeito comenta que está sendo elaborado um projeto para criar novos espaços para pequenas empresas, semelhante a um berçário industrial. “A ideia é atender quem tem interesse em se instalar no município, ser microempreendedor individual ou qualquer empreendimento que for criado e vai gerar emprego”, afirma.  

Gestão

Segundo Beto, a administração municipal está desburocratizando e modernizando os serviços públicos, como por exemplo, a nota fiscal eletrônica, alvará online, agilizando os processos administrativos, facilitando que empresas se instalem e gerem mais oportunidades. Está investindo numa gestão moderna, melhorando o controle e a transparência dos recursos públicos. “Criamos a ouvidoria para que todos saibam onde está sendo investido os recursos públicos”, diz.

Educação

O município está renovando a frota de transporte, fazendo melhorias na infraestrutura das escolas e desenvolvendo atividades para despertar o empreendedorismo e a iniciativa dos alunos. “Para que a nova geração saia da sala de aula com senso de responsabilidade e queira empreender”, diz.

Biblioteca

Outro projeto de destaque é a Biblioteca Livros Livres, em que os livros ficam no centro da praça pública à disposição da comunidade. “Quem quiser um livro é só retirar, levar para casa e ler”, afirma. A proposta, além de oferecer cultura a população, tem como objetivo despertar a responsabilidade nas pessoas.

Saúde

O município oferece serviços médicos e odontológicos e, ainda, busca oportunizar algumas especialidades médicas de forma gratuita à população. Assim como, tem vários programas, por exemplo, o Atentai que busca diagnosticar e tratar a depressão e dependência com álcool e drogas. Jacutinga também estimula a atividade esportiva e faz exames médicos em todos os alunos da escola municipal e estadual.

Segurança

Segundo Beto, o município tem feito e recebido investimentos na área de segurança pública e melhorado o trânsito da cidade.

Social

Jacutinga oportuniza três cursos por mês a população para estimular a capacitação e a qualificação profissional. “O cidadão é a essência de tudo, tem que estimular a iniciativa e o empreendedorismo”, observa.

Turismo  

Até o fim de ano deve ser reaberto o parque municipal que está fechado há seis anos, fruto de uma parceria público-privada. Com a revitalização, objetivo é voltar a desenvolver o turismo no local, que terá espaço para camping, pesca e lazer. O município tem também o Museu do Imigrante e o monumento em homenagem a Nossa Senhora das Graças.

Obras

O município está investindo em asfaltos e exigindo que seja colocado o piso tátil nas calçadas para deficientes visuais. “Responsabilidade com a acessibilidade”, diz.

Avaliação

O prefeito ressalta que é necessário ter sapiência para decidir qual é o melhor caminho, como também, investir e acreditar nas pessoas. “Para que se possa construir uma sociedade próspera, e que cada um tenha responsabilidade sobre si, e que juntos construam um município melhor’, afirma.

Publicidade

Blog dos Colunistas