Publicidade

Região

Estação: Campanha de vacinação contra a gripe inicia dia 25 de abril

Por PM Estação

A Secretaria Municipal de Saúde de Estação comunica que a campanha nacional de vacinação contra gripe deste ano será iniciada no dia 25 de abril 2ª feira, e se estenderá até 20 de maio. No dia 30 de abril, sábado, teremos o dia de mobilização nacional (Dia “D”).

Integram os grupos prioritários: pessoas com 60 anos ou mais, crianças de seis meses a menores de cinco anos, trabalhadores de saúde, gestantes e puérperas (até 45 dias após o parto).

A escolha dos grupos prioritários segue recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS). São priorizados os grupos mais suscetíveis ao agravamento de doenças respiratórias. As pessoas com doenças crônicas devem apresentar prescrição médica no ato da vacinação.

Lembramos a todos que a vacina é constituída de partículas de vírus morto, tornando impossível ser este o causador de gripes. Porém, é comum acontecer de uma pessoa já estar incubando o vírus da gripe antes mesmo de fazer a dose da vacina, achando equivocadamente que essa a causou a gripe.

Nas crianças menores de 1 ano, a vacina é feita em 2 doses e a criança fica imunizada depois da 2ª dose. Por isto é importante que tragam seus filhos o mais cedo possível para aplicação da 1º dose de vacina, antes dos períodos mais frios.

As Gestantes e puérperas, por estarem naturalmente com a imunidade mais baixa devem se vacinar o mais cedo possível, evitando assim a gripe e suas complicações.

Pacientes do grupo prioritário com problemas de coagulação devem informar o fato ao vacinador antes de receber sua dose de vacina.

entes do grupo prioritário com problemas de coagulação devem informar o fato ao vacinador antes de receber sua dose de vacina.

Leia também

Publicidade

Blog dos Colunistas