19°C
Erechim,RS
Previsão completa
0°C
Erechim,RS
Previsão completa

Região

Profissionais ligados à educação de Gaurama farão treinamento de primeiros socorros conforme a Lei Lucas

Rede municipal de ensino não terá aula nesta segunda, dia 17 de junho

teste
Eliseth
Por Assessoria de Imprensa
Foto Divulgação

Em 2018, passou a vigorar a Lei 13.722, conhecida como Lei Lucas, que torna obrigatória a capacitação em noções básicas de primeiros socorros de professores e funcionários de estabelecimentos de ensino públicos e privados de educação básica e de estabelecimentos de recreação infantil.

Em Gaurama, essa capacitação será feita na próxima segunda, dia 17, nos períodos da manhã e tarde, motivo pelo qual, a rede municipal de ensino não estará atendendo aos alunos.

“A educação vai além da transmissão de conteúdos. Dentro de uma escola, a cidadania e o convívio saudável promovem o desenvolvimento de dignidade e ampliação de horizontes. Para isso, a escola precisa oferecer um ambiente saudável e seguro e é nesse contexto que estão as exigências da Lei Lucas, exigindo que os profissionais que atuam na área recebam formação anual sobre os primeiros socorros. Precisamos evitar que, mortes como a que aconteceu com o pequeno Lucas Begalli (que originou a Lei), sejam evitadas”, afirma a secretária de Educação, Eliseth Pasquali Rosset.

 

A motivação por trás da lei

A ideia do projeto de lei surgiu a partir da motivação de uma mãe por fazer com que mortes como a que vitimou seu filho possam ser evitadas. Lucas Begalli faleceu aos 10 anos após se engasgar com um pedaço de salsicha de um cachorro quente durante um passeio escolar.

O menino estudava em uma escola particular da cidade de Campinas e a sua vida poderia ter sido salva caso houvesse o conhecimento básico de primeiros socorros enquanto o serviço médico não chegava ao local, uma vez que seu falecimento ocorreu por asfixia mecânica.

Leia também

Publicidade

Blog dos Colunistas