0°C
Erechim,RS
Previsão completa

Publicidade

Região

Muita informação e jantar lotado marcam evento sobre ovinocultura em Jacutinga

O prefeito, Beto Bordin, destacou o grande potencial do município para a criação de ovinos e que a a
Por Da Redação
Foto Divulgação

Com o objetivo de discutir a cadeia produtiva da ovinocultura e a comercialização da carne de ovelha, entre outras alternativas, foram realizados o 3º Seminário Regional de Ovinocultura do Alto Uruguai Gaúcho, 2º Simpósio Municipal de Ovinocultura e o Jantar do Carneiro, que segundo os organizadores foi um sucesso. Uma das metas da administração de Jacutinga é fomentar a cadeia produtiva da ovinocultura e apoiar os produtores para que a economia agrícola do município possa se desenvolver ainda mais. A programação ocorreu no dia 16 agosto na Câmara de Vereadores de Jacutinga.

Durante o evento também ocorreu o lançamento do Programa Municipal de Incentivo a Ovinocultura para o fortalecimento dos ovinocultores de corte do município e até mesmo da região.

O palestrante doutor, Rafael Paim, falou sobre o mercado, benefícios e dificuldades da criação de ovinos. Paim é presidente da Associação Brasileira dos Criadores da Raça Ile de France e faz parte do conselho administrativo da Associação Brasileira de Criadores de Ovinos (Arco).

O médico veterinário, especialista, Wilson Radaelli, da Cabanha Cortez, abordou as condições econômicas da ovinocultura, as possibilidades de negócios com ovinos, sobre sanidade e o abate. Radaelli é presidente da Associação Brasileira de Criadores da Raça Poll Dorset.

A terceira palestra foi com o técnico agrícola e produtor, Alceu Lira, que relatou caso de experiência com relação a produção de ovinos destacando o dia a dia na criação de ovelhas, sobre as instalações e a realidade da região nesta atividade. 

O prefeito, Beto Bordin, destacou o grande potencial do município para a criação de ovinos e que a administração incansavelmente busca alternativas para o desenvolvimento do setor primário e para ampliação de renda. “O programa, no primeiro momento, irá beneficiar todos produtores habilitados, e irá proporcionar ao produtor ferramentas e assessoria para que trabalhe de forma técnica”, disse.

O chefe do Escritório Regional da Emater, Marcos Gobo, destacou as ótimas oportunidades vindas da criação de ovinos, parabenizou o prefeito pela iniciativa e empenho em promover programas que desenvolvam o setor primário.

O presidente da Câmara de Vereadores, Ronaldo Bordin, parabenizou o Executivo pelo programa, os palestrantes pelo excelente conteúdo oferecido, e que o Legislativo é grande parceiro de projetos como este, que buscam criar alternativas para que o homem do campo possa desenvolver novas atividades.

 

Jantar do Carneiro

À noite ocorreu o Jantar do Carneiro na Comunidade de Barão Hirsch, tendo como cardápio principal pratos à base de carneiro. Cerca de 250 pessoas prestigiaram o jantar.

O chefe do Escritório da Emater de Jacutinga, Derli Dalasta, ressaltou o empenho e dedicação da administração municipal, da Emater e a comunidade de Barão Hirsch para que o evento ocorresse da melhor forma possível.

O vice-presidente da Famurs e prefeito de Barra do Rio Azul, Marcelo Arruda, parabenizou o prefeito pelo empenho e dedicação na busca por novas fontes de renda, o desenvolvimento do setor primário, que move os pequenos municípios, e no incentivo a quem realmente quer produzir.

Leia também

Publicidade

Blog dos Colunistas