0°C
Erechim,RS
Previsão completa
0°C
Erechim,RS
Previsão completa

Geral

Erechinenses reforçam o patriotismo e o civismo em desfile

Representantes de diversas instituições e entidades participaram do evento neste sábado (7), na ‘Capital da Amizade’

teste
01.jpg
001.jpg
05.jpg
04.jpg
07.jpg
02.jpg
08
Por Izabel Seehaber
Foto Izabel Seehaber e Igor Muller

Um feriado para intensificar o amor e respeito à Pátria. Este sábado (7) foi especial para a comunidade de Erechim que participou de uma programação especial durante a manhã. Inicialmente foi realizado o hasteamento dos pavilhões na Praça da Bandeira. Na sequência, o desfile, que durou mais de três horas e mobilizou representantes de diversas entidades e instituições do município e região.

“Arquitetura com cidadania, história, cultura e arte” foi o tema das festividades. De acordo a Liga da Defesa Nacional do Rio Grande do Sul (LDN), responsável pela organização do evento, anualmente são homenageados dois temas: um nacional e outro regional, que evidenciam fatos, símbolos, ações, projetos ou personalidades importantes da história do Brasil.

A história arquitetônica da Capital da Amizade foi homenageada por meio da arquiteta e patrimonialista, Rosely Hachmann, que atuou na Prefeitura de Erechim de 1980 a 2010, sendo responsável pelos setores de Parques, Jardins e Construção Civil, realizando projetos de diversas escolas municipais, praças, arborização urbana, decoração natalina da cidade e melhoramento do sistema viário.

No palco, autoridades prestigiaram e saudaram a todos os participantes. Nas calçadas, o público pode prestigiar o desfile. Diversas gerações reunidas em um só propósito: reforçar o civismo.

Três blocos estruturam o desfile em Erechim: Bloco Segurança, Bloco Educação e Bloco Sociedade Civil Organizada. Cada entidade levou à avenida, as homenagens e também um pouco mais sobre os projetos e ações que promovem durante todo o ano.

O prefeito em exercício, Marcos Lando, reforçou ao Bom Dia a importância desta data. “É um momento especial, de civismo, onde nós demonstramos, por meio do desfile, a condição de respeito à nossa Pátria. A cidade de Erechim está de parabéns pela apresentação. Um dos momentos mais marcantes foi a participação dos familiares junto aos alunos, professores e funcionários das escolas. Esse foi um ponto fundamental e que agregou muito à questão do amor à Pátria”, salientou Lando.

O casal Gisela e Álvaro Costa, acompanhou o desfile na companhia do neto Pierre. Eles não esconderam a expectativa e com mais um motivo especial: assistir a participação da neta que integra a Banda do Colégio Mantovani. “É algo muito importante. Participamos todos os anos e acreditamos que é uma forma de incentivar a cidade e reforçar o patriotismo. Essa preservação ao civismo é um sentimento que falta, muitas vezes, nas pessoas”, comentaram.  

O operador de máquinas, Rivael Renato Antunes, assistiu ao desfile com a filha Cecília, de nove meses. “Estou em Erechim há três anos e sempre participo das atividades. É essencial preservar o patriotismo”, afirmou.

A programação encerrou com a extinção do Fogo Simbólico e o arreamento dos Pavilhões.

Mais detalhes e registros do evento podem ser conferidos na versão impressa do Bom Dia de terça-feira.

 

 

 

Leia também

Publicidade

Blog dos Colunistas