0°C
Erechim,RS
Previsão completa

Publicidade

Região

Reunião para tratar da qualidade e valorização da erva-mate foi realizada em Machadinho

Machadinho
Por Assessoria de Comunicação
Foto Divulgação

Na última sexta-feira (11), Machadinho sediou um encontro entre entidades locais, secretaria de turismo e demais envolvidos para tratar do Programa Gaúcho de Qualidade e Valorização da Erva-Mate.

Para o Engenheiro Agrônomo da Emater/Ascar Machadinho, João Renato Dalagnhol, mencionou que a proposta do encontro foi trazer o viés do turismo dentro do programa assim como já é feito em outros municípios. Para João Renato o projeto é lançar no próximo ano um material de turismo envolvendo todos os pólos do Estado que terão a erva-mate como destaque, promovendo assim um destino ou roteiro de visitação.

Norberto Salvador, Secretário Municipal de Turismo, considera que essa proposta cria um referencia a mais para a valorização do turismo local. A visitação do público permite um maior consumo de produtos e dentre deles a erva-mate. Como proposta é apresentar o processo de manuseio da matéria prima desde tempos remotos até a industrialização atual.

O Programa Gaúcho para Valorização e Qualificação da Erva-Mate é uma iniciativa da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo com execução da Emater/RS – Ascar, e tem como finalidade organizar a cadeia produtiva, criar uma conexão entre entidades de ensino e pesquisa, viveiristas, produtores e indústrias. Por meio deste serviço, o objetivo é aumentar a produtividade, estimular o melhoramento da genética dos ervais do estado, qualificar a produção da erva-mate e gerar maior renda a cadeia produtiva. Os pólos do Programa são: Palmeira das Missões, Alto Uruguai, Nordeste Gaúcho, Alto Taquari e Vale do Taquari.

O Instituto Brasileiro de Erva-Mate (Ibramate) divulgou calendário da primeira edição da Festa da Colheita da Erva-Mate, incluída no calendário de eventos oficiais do estado. Em 2020 o evento será realizado em Ilópolis; 2021 em Venâncio Aires; 2022 Novo Barreiro; 2023 em Erechim; e em 2024 em Machadinho.

Leia também

Publicidade

Blog dos Colunistas