A equipe da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social de Floriano Peixoto aderiu à Mobilização Nacional em Defesa do Sistema Único de Assistência Social- (SUAS). O objetivo é chamar a atenção da população sobre a irregularidade e atrasos de repasses do governo federal as prefeituras, o que prejudica a oferta e manutenção dos serviços de proteção básica no município. Como forma de mobilização, trabalhou-se a importância do SUAS no grupo do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, e, posteriormente, os mesmos realizaram panfletagem nas ruas da cidade.
A Assistência Social, direito do cidadão e dever do Estado, é a Política de Seguridade Social não-contributiva, que provê os mínimos sociais. Ela está organizada por meio do Sistema Único de Assistência Social (Suas), presente em todo o Brasil. Seu objetivo é garantir a proteção social aos cidadãos, ou seja, Orientação, atendimento, acompanhamento, encaminhamento, proteção e apoio aos indivíduos, às famílias e à comunidade no enfrentamento de suas dificuldades, por meio de serviços, benefícios, programas e projetos.
A rede de assistência social é a porta de entrada dos programas sociais do governo federal para que todos (as) brasileiros(as) tenham seus direitos básicos garantidos. A Assistência Social oferece serviços, programas, projetos e benefícios que têm como objetivo melhorar as condições de vida da população atendida, por meio do fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários, do apoio à inclusão social, do enfrentamento da pobreza e da redução de situações como violência intrafamiliar, trabalho infantil e ato infracional.
O SUAS também oferece acolhimento (abrigo) para aquelas pessoas em situação de abandono, sem família ou que tenham que viver por algum período afastadas da família por decisão da Justiça.