A Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Vigilância Sanitária e Ambiental em Saúde alerta, em meio a pandemia de coronavírus (covid-19), a população para o combate do mosquito Aedes aegypti transmissor da dengue, zika e chikungunya.
A Vigilância ressalta que a população deve continuar evitando manter locais com água parada que possam favorecer a criação e proliferação do mosquito. “Estimulamos que a população realize o controle mecânico de criadouros, para que possamos diminuir o índice de infestação. Para que o índice possa baixar todos devem ter cuidado para não deixar água parada, eliminar todos os possíveis criadouros. Quem possui cisterna para armazenar água da chuva, é preciso vedar bem, pois conforme dados de coletas é nas cisternas que são encontradas com mais frequência focos do mosquito”, destacou o secretário de Saúde, Aroldo José Borges Flores.
A dengue é um dos principais problemas de saúde pública do mundo e para prevenir a doença é preciso que a população colabore auxiliando no combate ao mosquito transmissor.
Confia algumas dicas para prevenção:
Evite acúmulo de água
Coloque areia nos vasos de plantas
Seja consciente com seu lixo
Coloque desinfetante nos ralos
Limpe as calhas