14°C
Erechim,RS
Previsão completa
0°C
Erechim,RS
Previsão completa

Publicidade

Região

Barra do Rio Azul: no caminho certo

Barra do Rio Azul está entre os 419 municípios brasileiros que mais investiram em 2018

Barra do Rio Azul está entre os 419 municípios brasileiros que mais investiram em 2018
Por Ígor Dalla Rosa Müller
Foto ASCOM

O prefeito de Barra do Rio Azul, Marcelo Arruda, fez uma avaliação, na última quinta-feira (14), da prestação de contas da administração municipal dos últimos 3 anos.

Recursos 

Segundo o prefeito, as aquisições realizadas pelo município só foram possíveis graças à união de todas as forças políticas e lideranças, de todo o trabalho da administração municipal, secretários municipais e da Câmara de Vereadores. Os vereadores que se esforçaram em conversar com os seus deputados para viabilizar os recursos que possibilitaram adquirir caminhões, carros, micro-ônibus, implementos agrícolas e fazer reformas de algumas máquinas.

Máquinas

No entanto, Marcelo ressalta que as aquisições não foram somente fruto de emendas parlamentares, mas também de recursos próprios. A prefeitura, nesses três anos de governo, fez uma economia muito grande de recursos públicos para poder ter condições de dar as contrapartidas de emendas e adquirir outros equipamentos.

“Também compramos, como por exemplo, duas retroescavadeiras, reformamos a motoniveladora, alguns veículos. O ônibus universitário trouxe qualidade para o transporte das pessoas que precisam ir a Erechim e Getúlio Vargas estudar”, afirma. Além disso, foram vários investimentos em veículos da Saúde, “para que as pessoas possam se transportar com segurança”.

Agricultura

“Barra do Rio Azul tem uma diferencial no atendimento aos agricultores, desde a assessoria na silagem, horas-máquina, inseminação artificial, assessoria da Emater. Com certeza, o município tem um trabalho diferenciado no atendimento ao setor agrícola”, destaca.

Asfalto

O investimento em asfalto passa dos R$ 4 milhões no município. “Sonho que parecia impossível, agora virou realidade”, disse. Segundo o prefeito, a prefeitura investiu mais de R$ 1 milhão de recursos próprios, no total, já foram feitos quatro quilômetros de asfalto, faltam ainda um quilômetro para concluir esta primeira etapa, que em função da pandemia teve o seu cronograma adiado.

“Essa obra traz qualidade de vida ao município, novos ares, as pessoas estão motivadas, há novos investimentos. E, é assim que se desenvolve o município, com união e projetos, e Barra do Rio Azul está neste caminho”, observa.

Gestão pública

Além disso, Barra do Rio Azul é um dos destaques do Índice Firjan de Gestão Fiscal (IFGF), que envolve autonomia; gastos com pessoal, liquidez e investimentos; construído com base nas contas municipais de 2018.

Dos 5.337 municípios brasileiros analisados, Barra do Rio Azul conquistou nota máxima no indicador Investimentos e ficou entre as 419 cidades que mais investiram no Brasil. No país, o quesito excelência ficou restrita a apenas 795 municípios (14,9% do total) sendo que, destas, somente 419 investiram mais de 12% de sua receita total.

Publicidade

Blog dos Colunistas